A Urbanização de Curitiba S/A está cadastrando carros, vans e ônibus particulares para o transporte de passageiros durante a greve dos motoristas e cobradores, nesta quarta-feira (15). O cadastramento foi iniciado por volta das 6h e segue até 16h. Pela manhã, mais de 500 veículos já estavam cadastrados e atuando em diversas linhas da capital, nas canaletas do transporte coletivo e terminais.
- Caos anunciado! Onda de greves começou e o povo, sem saída, convive com os transtornos
- Bancários aderem à greve geral! Veja as outras categorias
- Correios devem paralisar atividades em algumas agências nesta quarta-feira
De acordo com Elcio Luiz Karas, gestor de Tecnologia do Transporte Coletivo da Urbs, o cadastro não tem custo e qualquer pessoa habilitada pode aproveitar a oportunidade. “Basta apresentar sua carteira e habilitação, RG e CPF, e também os documentos do veículo”, informa.
Depois disso, o carro passa por uma inspeção rápida a fim e verificar a parte elétrica, extintor, pneus e cintos de segurança. “Se estiver tudo certo, o motorista receberá um cartaz especial com seu número de cadastro, placa e a linha que ele escolheu para o trabalho. Já se estiver faltando algum detalhe, a pessoa pode arrumar e voltar aqui logo depois”, explica Elcio.
O jovem Gustavo Bastos Gonçalves, de 26 anos, aproveitou a oportunidade, passou na vistoria e já está trabalhando. “Eu escolhi o trecho Campo Comprido/Centro porque tem pouca gente atendendo essa região. Sei que o dia será muito produtivo, já que neste trecho eu posso lotar o carro várias vezes à medida que os passageiros vão descendo. Como o valor por pessoa é de R$ 6,00 eu conseguirei um lucro maior do que trabalhando no Uber, que cobra R$ 20 pelo trecho completo”, comentou.
Para isso, ele adianta que fará a rota da canaleta e, assim que avistar alguém nos tubos, oferecerá o serviço. “Vou perguntar até onde a pessoa quer ir, colocá-la dentro do veículo e levá-la em segurança”.
Segundo a Urbs, esse é um detalhe muito importante, pois a companhia não se responsabilizará em casos de acidentes ou gastos com o carro. “Pedimos que todos trafeguem com cuidado e ainda garantimos que, em casos de multas por trafegar na canaleta, o veículo cadastrado conosco não será autuado”, informa
Onde cadastrar?
O cadastramento está sendo realizado na área de táxi na ala ferroviária da Rodoferroviária e Curitiba, com acesso pela trincheira que fica embaixo do prédio da Urbs. O acesso será liberado por agentes de trânsito mediante identificação do motorista.
A equipe da Tribuna esteve no local de cadastramento. Assista: