Devido aos cortes em seu orçamento previstos já para o mês de julho, como parte do contingenciamento previsto pelo governo federal, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) anunciou, na semana passada, que durante as férias do meio do ano, as unidades do Restaurante Universitário da instituição vão fazer um revezamento no atendimento.
+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!
O fechamento de nove unidades (Central, Politécnico, Botânico, Agrárias, Jandaia do Sul, Palotina, Pontal do Paraná, Matinhos e Mirassol) ocorrerá por períodos que vão de 14 a 25 dias, obedecendo a um cronograma divulgado pela universidade na última sexta-feira (7), que pode ser consultado abaixo. Já o RU de Toledo abrirá apenas no almoço durante 21 dias.
A UFPR ainda concederá auxílios-refeição para estudantes selecionados em edital da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae). Como uma das condições para participar da chamada, o estudante precisa receber auxílio-moradia e auxílio-alimentação (ambos) via Programa de Benefícios Econômicos para Manutenção (Probem) — por meio do qual a UFPR gerencia diversos programas, próprios ou não — ou Projeto Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior (Promisaes), do Ministério da Educação (MEC). As inscrições estão abertas até a próxima sexta-feira (13).
+Leia também: Consulta da restituição do Imposto de Renda 2019 é liberada pela Receita Federal
Justificativa
De acordo com a universidade, “a suspensão das atividades dos RUs durante o recesso de julho, que não é usual para o período, foi uma das medidas tomadas pela universidade para o enfrentamento do corte de 30% das verbas discricionárias”. Em nota, a UFPR ainda diz que “o conjunto de ações tomadas pela UFPR frente aos cortes tem como principal meta impedir prejuízo aos contratos em andamento nas unidades administrativas e acadêmicas” e que “a UFPR utiliza recursos próprios para subsidiar a maior fatia referente à operação dos seus restaurantes universitários – além dos RUs, alguns exemplos dos benefícios subsidiados pela universidade são o transporte Intercampi e os atendimentos na área de saúde e de apoio pedagógico oferecidos pela Prae”.
+Leia também: Procuradores reagem a “ataque criminoso à Lava Jato”
Cronograma de funcionamento dos RUs em julho
Central
Aberto: 1/7 a 7/7
Fechado: 8/7 a 21/7
Aberto: 22/7 em diante
Politécnico, Botânico, Agrárias, Palotina, Jandaia do Sul e Rebouças (venda de vouchers)
Aberto: 1/7 a 10/7
Fechado: 11/7 a 4/8
Aberto: 5/8 em diante
Litoral, CEM e Mirassol
Aberto: 1/7 a 19/7
Fechado: 20/7 a 4/8
Aberto: 5/8 em diante
Toledo
Aberto apenas para almoço: 1/7 a 21/7
Aberto: 22/7 em diante
https://www.tribunapr.com.br/noticias/politica/advogados-de-lula-querem-anulacao-de-processos-julgados-por-moro/