A polícia começou, na manhã de sábado, a instalação da décima Unidade Paraná Seguro (UPS) de Curitiba, na Vila Trindade, Cajuru. Polícia Militar, Guarda Municipal e Polícia Civil, ocuparam a área às 7h. Amanhã será inaugurada a base da UPS, pelo governo. Segundo a PM, esta é a última UPS a ser instalada neste ano. De acordo com o subcomandante-geral da PM, coronel Cesar Alberto Souza, a décima UPS será denominada UPS Trindade e terá base na Rua Trindade, 1.000.

continua após a publicidade

Diferente das outras ocupações policiais, serão usados animais da Companhia de Cães (Canil), do Batalhão de Operações Especiais (Bope), para ajudar na localização de drogas e foragidos. Mais de 150 policiais militares, em 20 viaturas, mais 27 integrantes da Guarda Municipal e duas viaturas da Polícia Civil, compõem a operação. “Na sequência, a exemplo das outras UPS, teremos 40 policiais militares no policiamento comunitário de forma fixa no local’, garantiu o coronel.

Crimes

A escolha da área para a instalação da décima UPS se deu pelos números estatísticos de criminalidade. “A taxa de homicídio no Cajuru, para cada 100 mil habitantes, é de 37,42. Foram registrados pela PM, de janeiro a 30 de setembro, 36 homicídios dolosos no bairro”, relatou o coronel. Os outros crimes mais registrados no Cajuru são furto, roubo e lesão corporal.

continua após a publicidade

Pouco antes da operação policial, a PM prendeu dois homens e uma mulher, na noite de sexta-feira naquela região. De acordo com o tenente Mivitz, um rapaz foi abordado com 100 gramas de maconha e indicou a origem da droga, uma rua entre os bairros Bigorrilho e Mercês, onde um casal foi preso com 1,2 quilo de cocaína, 1,2 quilo de crack e mais 300 gramas de maconha. Os presos e a droga foram encaminhados ao Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Ciac/Sul).