A polícia começou, na manhã de sábado, a instalação da décima Unidade Paraná Seguro (UPS) de Curitiba, na Vila Trindade, Cajuru. Polícia Militar, Guarda Municipal e Polícia Civil, ocuparam a área às 7h. Amanhã será inaugurada a base da UPS, pelo governo. Segundo a PM, esta é a última UPS a ser instalada neste ano. De acordo com o subcomandante-geral da PM, coronel Cesar Alberto Souza, a décima UPS será denominada UPS Trindade e terá base na Rua Trindade, 1.000.
Diferente das outras ocupações policiais, serão usados animais da Companhia de Cães (Canil), do Batalhão de Operações Especiais (Bope), para ajudar na localização de drogas e foragidos. Mais de 150 policiais militares, em 20 viaturas, mais 27 integrantes da Guarda Municipal e duas viaturas da Polícia Civil, compõem a operação. “Na sequência, a exemplo das outras UPS, teremos 40 policiais militares no policiamento comunitário de forma fixa no local’, garantiu o coronel.
Crimes
A escolha da área para a instalação da décima UPS se deu pelos números estatísticos de criminalidade. “A taxa de homicídio no Cajuru, para cada 100 mil habitantes, é de 37,42. Foram registrados pela PM, de janeiro a 30 de setembro, 36 homicídios dolosos no bairro”, relatou o coronel. Os outros crimes mais registrados no Cajuru são furto, roubo e lesão corporal.
Pouco antes da operação policial, a PM prendeu dois homens e uma mulher, na noite de sexta-feira naquela região. De acordo com o tenente Mivitz, um rapaz foi abordado com 100 gramas de maconha e indicou a origem da droga, uma rua entre os bairros Bigorrilho e Mercês, onde um casal foi preso com 1,2 quilo de cocaína, 1,2 quilo de crack e mais 300 gramas de maconha. Os presos e a droga foram encaminhados ao Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Ciac/Sul).