Um ano e meio depois de entrar em Curitiba, a Uber vai expandir a sua atuação na capital paranaense. A empresa vai lançar nesta quinta-feira (14) o UberEATS, serviço de entrega de comida que funciona de maneira similar ao transporte de passageiros. É a quarta capital do país a receber a novidade, que já foi lançada em dezembro do ano passado em São Paulo e, neste ano, no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte.
O UberEATS é um aplicativo que conecta restaurantes a clientes. Os restaurantes se cadastram na plataforma para terceirizar à Uber o serviço de delivery. Já os consumidores podem entrar no aplicativo, ver quais restaurantes aderiram à plataforma e fazer o seu pedido.
Assim como no transporte privado de passageiros, as entregas são feitas por motoristas parceiros, que se cadastram no UberEATS para trabalhar para a empresa, mas que não possuem nenhum vínculo empregatício. Os entregadores parceiros podem fazer as entregas de carro, moto ou bicicleta e contam com uma bolsa térmica da Uber para não esfriar e estragar os pedidos.
A Uber expandiu a sua atuação para a área de delivery de comida em 2016. O objetivo foi aproveitar a mesma tecnologia que a empresa já dominava – a plataforma de transporte privado de passageiros – e o mesmo princípio difundido pela empresa – a de conectar prestadores de serviço a consumidores – e levar esses princípios para uma área que apresenta muitos problemas: o serviço de entrega de comida.
O UberEATS já está presente em mais de 20 países e chegou ao Brasil no fim do ano passado, começando por São Paulo. Gabriela Manzini, gerente de comunicação da Uber, afirma que a expansão para o Brasil já era plenejada pela empresa, pois “o Brasil é o maior mercado de entrega de comida da América Latina”.
A Uber também deve lançar o serviço de comida em outras cidades brasileiras até o fim do ano. O objetivo é tornar o UberEATS a maior plataforma de entrega de comida do país, batendo, por exemplo, o iFood. Isso já acontece com o serviço de transporte de passageiros da Uber, que é usado por 54% das pessoas que pedem transporte através de aplicativos, segundo pesquisa da Conecta-i.
Como funciona
O UberEATS é um aplicaitivo a parte da Uber. Para que o consumidor possa utilizá-lo, é preciso baixar no Google Play ou na Apple Store. Depois, basta digitar um endereço de entrega, escolher o dia e horário da entrega, encontrar o restaurante e o prato da sua preferência e concluir o pedido e o pagamento através da plataforma. É possível acompanhar a entrega em tempo real.
Para os restaurantes que querem tercerizar a entrega à Uber, é preciso entrar no site ubereats.com e fazer um cadastro com as informações sobre o seu estabelecimento. Depois, é ncessário pagar uma taxa de R$ 2,5 mil, valor que inclui orientações da Uber, visita de um fotógrafo profissional e um tablet para gerenciar a entrada e saída de pedidos. Sobre cada pedido feito na plataforma, a Uber cobra do restaurante uma taxa de 30% sobre o valor do pedido.
Já quem quer ser um entregador, precisa fazer o cadastro no site ou no aplicativo da Uber e depois aguardar ser aprovado para usar a plataforma e fazer as primeiras entregas. É possível fazer entrega de carro, moto ou bicicleta. Motos e carros precisam ter ano-modelo 1996 ou mais recente. Não é preciso ter carro com ar-condicionado e nem ser quatro portas. Motoristas e motoboys pagam uma taxa de 25% pela utilização da plataforma e os ciclistas, 30%.
UberEATS em Curitiba
A Uber não revela quantos restaurantes e entregadoras já se cadastraram na plataforma em Curitiba. O que se sabe é que estabelecimentos como Armazém São Gonçalo, The MEATPACK House e Famiglia Originale já aderiram à plataforma.
A Uber também lançou uma promoção para atrair entregadores. Quem já usava a Uber e indicasse um entregador para atuar no UberEATS ganharia R$ 600 assim que o entregador completasse 50 entregas. As indicações já foram encerradas.
O UberEATs começa a funcionar oficialmente nesta quinta-feira (14), quando será possível conferir todos os restaurantes cadastrados e começar a fazer e agendar os pedidos.