O turismo do Paraná foi destaque mais uma vez nas televisões estrangeiras, desta vez no reality show Race Across the World, transmitido pela emissora inglesa BBC. O programa acompanhou o passeio de trem da Serra Verde Express, um trajeto sob trilhos em meio à Mata Atlântica, ligando Curitiba à Morretes, no Litoral. O atrativo paranaense foi aclamado pelos participantes que ficaram surpreendidos com as belezas naturais do Estado.

continua após a publicidade

O programa acompanha quatro duplas que viajam pelo mundo e podem escolher suas rotas para chegar a um destino em comum, sendo proibido o uso celular e serviços aéreos. Os participantes desta edição começaram a jornada em Belém (PA), no Norte do Brasil, e tinham como objetivo chegar ao Sul do Chile. A dupla que passou pelo Paraná é composta por Scott Mills e Sam Vaughan, naturais de Londres, na Inglaterra.

Para o secretário do Turismo do Paraná, Márcio Nunes, a transmissão do programa é uma oportunidade de divulgar os atrativos turísticos do Estado ao público estrangeiro. “É imensurável o quanto essa repercussão é positiva ao turismo do Estado. Além do passeio de trem, o episódio deixa claro como o Paraná é rico em opções, mostrando o Estado como uma referência turística no Brasil, e isso passa tanto pelo trabalho dos órgãos públicos, quanto pela iniciativa privada”, disse.

Lançado em 2019, o programa tem sido um grande sucesso de audiência na Europa, atingindo, em edições recentes, mais de 7,1 milhões de espectadores por episódio.

continua após a publicidade

“Nós temos noção da importância desse serviço turístico ao Paraná e ficamos orgulhosos em ver esse produto tão especial, o trem Curitiba-Morretes, sendo posicionado em uma prateleira mais alta do mercado do turismo, com viajantes internacionais optando pelo atrativo de forma orgânica”, ressaltou Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná, órgão de promoção comercial vinculado à Secretaria de Estado do Turismo.

Turismo ferroviário

Eleito um dos melhores passeios de trem do mundo pelos jornais The Guardian e The Wall Street Journal, o trajeto operado Serra Verde Express recebe uma média de 250 mil turistas por ano, sendo quase 10% deles estrangeiros.

continua após a publicidade

Adonai Arruda Filho, diretor-geral da Serra Verde Express, comenta que é importante para a empresa e o turismo do Paraná como um todo ver um dos serviços turísticos mais tradicionais do Estado recebendo destaque internacional. “Ficamos muito felizes com a escolha de mostrar o passeio neste programa que vai ser transmitido em vários países. Isso reforça toda a nossa abrangência internacional, jogando ao Paraná holofotes estrangeiros”, disse.

Atualmente, a Serra Verde Express conta com categorias de luxo, boutique e econômicas, com vagões que oferecem diferentes experiências aos turistas. Confira AQUI.

Turismo na telinha

Em abril, o Paraná também foi selecionado e divulgado por meio de uma série espanhola. Com apoio da Secretaria de Estado do Turismo e do Viaje Paraná, roteiros turísticos dos Campos Gerais, Litoral e Capital foram filmados pela Tanita Films e Descubrir Tours – agência especializada em viagens de aventura sustentáveis.

A série “DESCUBRIR” estreou em 2017 e já lançou mais de 10 episódios. A proposta é mostrar aos turistas viagens sustentáveis para diversos mercados. Ela já passou por Sri Lanka, Namíbia, Indonésia, China, Índia e Equador. A série é transmitida em plataformas como Amazon Prime Video, RTVE, FOX, AT&T, PBS, Comcast, e Viacom.

Nas alturas!

Este bairro de Curitiba tem o aluguel mais caro; E o mais barato?

Barbaridade!!!

Comparação mostra o que dá pra comprar pelo preço do novo iPhone 16

Não perca!

Fenômeno raríssimo vai cruzar o céu em setembro; Como ver?