Melhor alternativa?

Túnel subaquático projetado para Santa Catarina pode ser uma opção pra Guaratuba/Matinhos?

Travessia por meio do Ferryboat deu muita dor de cabeça em 2021. Qual seria a melhor alternativa pro litoral?
Travessia por meio do Ferryboat deu muita dor de cabeça em 2021. Qual seria a melhor alternativa pro litoral? Foto: Arquivo.

Um projeto criado para o litoral catarinense, ligando Itajaí a Navegantes, no estado vizinho de Santa Catarina, pode servir de ideia para as praias paranaenses, que sofrem com a questão do ferryboat na travessia entre Guaratuba e Matinhos. No estado vizinho, a ideia é fazer um túnel subaquático com profundidade podendo chegar a 23 metros que ligaria os municípios catarinenses, ligação que atualmente é feita por meio de ferryboat.

Será que por aqui isso também poderia ser uma opção? A sonhada ponte deve demorar mais alguns anos para sair do papel, apesar de ser considerada uma obra prioritária do governo estadual.

Você, leitor da Tribuna do Paraná, acredita que a melhor solução para o litoral paranaense seria manter o ferryboat, construir uma ponte ou um túnel subterrâneo em Guaratuba?

Segundo a prefeitura de Itajaí, serão três projetos liberados para receber o empréstimo internacional de US$120 milhões do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) para as obras de mobilidade urbana e infraestrutura, que inclui a construção do túnel.

Pelo túnel, haverá três faixas de tráfego para cada sentido, sendo uma para cada direção exclusiva para o transporte coletivo. Ciclistas e pedestres passarão por uma passagem no meio. O túnel deve ser aberto ao tráfego em 2028 e terá cobrança de pedágio com valores entre R$4,50 e R$10,00.

Prejuízos para a região!

Apesar de ter sido classificada como uma obra prioritária pelo governo do Paraná, a ponte de Guaratuba, que vai integrar todo o litoral paranaense, deve levar alguns anos ainda para sair do papel. Neste momento, está em elaboração o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) e de estudos preliminares de engenharia. O trabalho está sendo conduzido pelo consórcio formado pelas empresas Maia Melo Engenharia, de Pernambuco, e Enescil Engenharia de Projetos, de São Paulo, vencedor da licitação.

Essa etapa começou em 9 de julho desse ano, com prazo de 420 dias para a conclusão, o que será em 2 de setembro de 2022. O investimento nesta fase é de R$ 3,5 milhões e está sendo feito por meio do Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná, com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O assunto ganhou muito mais destaque neste ano após constantes falhas de operação do ferryboat, que deixou por mais de uma vez embarcações à deriva no litoral paranaense. Relembre aqui.

+Relembre! Ferryboat de Guaratuba! Veja as polêmicas e casos bizarros da travessia

A falta da ponte gera prejuízo para o litoral. Roberto Justus, prefeito de Guaratuba, relata que a cidade vive situação semelhante a uma ilha.

“Guaratuba tem praticamente a condição de uma ilha, o que nos deixa isolados dos demais municípios do litoral e do Paraná como um todo. Tem a questão da saúde dos moradores. Nosso hospital regional fica em Paranaguá e o acesso é difícil sem a ponte. Além disso, nossos jovens estudam em Matinhos e Paranaguá e têm esperar muitas vezes uma hora para a travessia pelo ferry boat, após as aulas que vão até 22h30”, disse Justus.

Moema tenta convencer Rudá a ficar no Brasil
Mania de Você

Moema tenta convencer Rudá a ficar no Brasil

Clarice sente dor de cabeça
Garota do Momento

Clarice sente dor de cabeça

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna