Feira nesse FDS!

Trio de Curitiba escala negócio após investir na paixão por discos raros e colecionáveis

Imagem mostra um trio de amigos entre milhares de discos de vinil.
Foto: Átila Alberti/Tribuna do Paraná.

Música, camisetas e legado para a eternidade. Um trio em Curitiba mantém a paixão de criança na profissão que escolheu atuar como adulto, levando conhecimento e muita raridade para a casa das pessoas. As feiras de vinil atraem cada vez mais admiradores, dentro de um nicho que se abraça na história para contar o futuro.

Werkley Ramm e Silva, Celso Ramos Filho e Gilber de Oliveira Pontes formam uma equipe experiente no mundo das feiras de vinil, colecionáveis e Variedades do ramo musical curitibano. A CWB Vinil Fest.

Há 35 anos, Werkley abria a primeira loja do Espaço Alternativo vinil, CD, DVD, livros e colecionáveis no Shopping Sete, no Centro. “Digo que era um encanto lá atrás o vinil, e isso retornou como uma febre. As pessoas gostam de pegar o disco na mão, manusear a capa e sentir que aquilo é diferente. Lembro quando meu avô e meu pai tinham uma caixinha, é magia”, disse o empresário que atualmente tem a loja na Rua Paula Gomes.

Imagem mostra um trio de amigos entre milhares de discos de vinil.
Foto: Átila Alberti/Tribuna do Paraná.

Outro grande empreendedor é o Celso Ramos, que seguiu os passos do pai no ramo da serigrafia. A tradição de usar camisetas de bandas de rock surgiu na década de 1960, quando os jovens começaram a usar como uma forma de expressão. O primeiro registro de uma camiseta de banda de rock foi a de Elvis Presley.

“Eu montei a Asteca e deu grande repercussão no mundo do skate e do rock. Eu fui músico de bandas de Curitiba e tinha essa relação da camiseta com o som. Na sequência, fizemos a Ruídos, uma continuação dos projetos. Já os vinis, há quatorze anos voltei a comprar e hoje tenho um acervo pessoal de 2 mil discos. A partir disso, comecei a integrar com outros colecionadores e temos a CWB Vinil Fest.

Já o trio fica completo com o Gilber, um apaixonado por música, e DJ das antigas que faz a turma balançar o esqueleto com hits de sucesso. O curitibano com 52 anos começou com o vinil na década de 1980 e tocou em baladas para centenas de pessoas. Aliás, você destas baladas antigas de Curitiba que marcaram época?

A partir de 2005, entrou no mundo das feiras e se apaixonou. “Ver a molecada comprando não tem preço. Antes, o jovem falava que escutava o Led Zeppelin pelo pai, hoje eles querem coisa nova ou antiga por eles. Perguntam sobre a agulha, é muito legal. Digo que a galera nova tem sustentado às feiras”, reforçou com orgulho o DJ Gilber, que trabalha comercializando itens musicais na Personal Record pela internet.

Imagem mostra um trio de amigos entre milhares de discos de vinil.
Foto: Átila Alberti/Tribuna do Paraná.

Quando será a próxima feira de vinil?

Será neste fim de semana, no dia 13 de outubro, a 4ª Feira de Vinil, Colecionáveis & Variedades, organizada pelo coletivo CWB Vinil Fest. Serão mais de 8 mil discos de vinil de 20 expositores do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com vários estilos musicais.

Para completar as atrações, estarão disponíveis fitas K7, cartuchos de videogame antigos, objetos da cultura geek, antiguidades variadas, brinquedos e itens colecionáveis, objetos 3D, bonecos funko, action figures, camisetas temáticas com estampas de rock e cinema, chocolates, doces, vinhos, cosméticos, artesanatos e bijuterias, entre outros.

Quem vai ser bem-vindo são as crianças. Haverá uma atividade inédita, com oficinas de audição de histórias infantis. Será uma oportunidade para os pequenos terem um primeiro contato com as vitrolas portáteis e disquinhos coloridos que fizeram sucesso nos anos 60 e 70. “É uma feira para desfrutar o dia. As crianças nem sempre elas conhecem os discos, importante incentivar ainda mais esse público”, completou Werkley Ramm e Silva.

E para quem curte videogames antigos, haverá vários jogos e consoles à venda, além de games portáteis, tanto atuais quanto retrô. E ainda será possível jogar gratuitamente durante a feira em aparelhos originais Nintendo e Mega Drive. Estão disponíveis dois consoles com os jogos Super Mário e Sonic para fazer a alegria dos aficionados.

Serviço:
4ª Feira do Vinil, Colecionáveis & Variedades

Dia: 13 de outubro de 2024
Horário: Das 10h às 18h.
Local: Ginásio do Ukra Bar/Clube Poltava
Rua Pará, 1079, Água Verde.

Reservas pelo WhatsApp (41) 3521-7603

Entrada gratuita
Evento Pet friendly

Instagram: @cwb_vinilfest

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por oporaodiscos (@oporaodiscos)

Novatos que bombaram nas eleições 2024

Novatos que bombaram nas eleições 2024

Carro é destruído em festa após eleição na RMC

Carro é destruído em festa após eleição na RMC

Vereadores 'famosos' que não se reelegeram

Vereadores ‘famosos’ que não se reelegeram

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna