A trincheira da Rua Guabirotuba sob a Avenida das Torres será liberada para o trânsito nesta segunda-feira (14). É a primeira obra concluída do Corredor Aeroporto/Rodoferroviária. Junto com o viaduto estaiado, a trincheira foi projetada para melhorar a circulação viária e o acesso ao Aeroporto Afonso Pena.

continua após a publicidade

Com a abertura da trincheira, o trânsito da região passará por mudanças. O sinaleiro instalado para desvio dos veículos será desativado e o canteiro central da Avenida das Torres, na travessia de carros entre a Vila Torres e a pista em direção ao Centro, será fechado.

A obra foi iniciada em maio de 2012. Tem 33 metros de extensão e faz parte da obra de revitalização da Avenida das Torres, que é financiada pelo PAC da Copa. Ela irá formar um binário com a trincheira da Rua Chile. A liberação deveria ter acontecido em setembro, mas houve a necessidade da construção de uma base de concreto, que não estava prevista no projeto original, e que garante resistência para a base da obra.

 “A liberação irá atender aos anseios das pessoas que circulam na região, pois o tráfego irá melhorar. A construção da trincheira vai extinguir o cruzamento com semáforo, facilitando o trânsito nas ruas Guabirotuba e Chile”, explica Mário Padovani, diretor do Departamento de Pavimentação da Secretaria Municipal de Obras.

continua após a publicidade

Quem passar pela trincheira poderá acessar a Avenida das Torres sentido Centro pela Rua Pegentina Silva Soares (veja o mapa Aqui). Uma alça lateral permitirá o acesso da Rua Guabirotuba para a Avenida das Torres sentido bairro. A Rua Manoel Martins de Abreu, que corta a Vila Torres e estava em sentido único, volta a ter dois sentidos.

O desvio sentido Jardim Botânico pela Avenida das Torres também será fechado. Agora, para acessar a via que leva em direção ao Jardim Botânico é preciso passar pela trincheira. Agentes da Setran estarão na região nos primeiros dias da mudança para prestar orientação aos motoristas.

continua após a publicidade

Corredor

Uma das maiores obras financiadas pelo PAC da Copa (Programa de Aceleração do Crescimento) em Curitiba, o corredor Rodoferroviária/Aeroporto, além de renovar a Avenida Comendador Franco, irá melhorar a vida dos moradores do entorno e de quem circula diariamente na região. O investimento total chegará a R$ 127 milhões.

A segunda fase das obras entrou em execução em junho. Serão investidos mais R$ 32,8 milhões para a revitalização da avenida, com a melhoria da pavimentação, construção de calçadas e ciclovias.

Com a construção do Viaduto Estaiado, de 220 metros, quem trafega pela Rua Francisco H. dos Santos passará pelo viaduto sem parada, da mesma forma para quem trafega pela Avenida das Torres.  A conclusão do viaduto está prevista para o mês de dezembro.