O prefeito Rafael Greca anunciou nesta quinta-feira (26) que dentro de um mês começam as obras da construção de uma trincheira no cruzamento das avenidas Nossa Senhora Aparecida e Mário Tourinho, no bairro Seminário. O trecho é mais famoso por seus congestionamentos do que por qualquer outra coisa. A obra foi orçada em R$ 12,5 milhões e deve ser concluída, salvo problemas durante a execução, num prazo de 18 meses (1 ano e meio).
Na base do “piorar muito para melhorar” o trânsito na região deve ficar ainda mais complicado neste período. Ainda não foram oferecidos caminhos alternativos e nem maiores orientações para os motoristas que trafegam pela região.
A empresa vencedora da licitação foi a TCE Engenharia Ltda, com a Construtora Triunfo S.A. e elas serão responsáveis pelos serviços de engenharia: terraplenagem, pavimentação e construção. Pista, drenagem, bueiros e galerias, sinalização, iluminação, remanejamento da rede elétrica, obras de arte especiais em concreto armado, paisagismo, mobilização e desmobilização dos equipamentos necessários.
A trincheira tem por objetivo melhorar a ligação do Centro com o Campo Comprido, e da região do Portão com a BR-277, no sentido do Parque Barigui. Com a obra os deslocamentos devem melhorar bastante, não apenas ao transporte individual, mas vai melhorar a operação do Ligeirinho Inter 2, linha de ônibus que transporte 80 mil passageiros por dia. A pista da avenida Mário Tourinho vai passar por baixo da futura trincheira, com previsão de passarem pelo local 41 mil veículos por dia. Pelo eixo da Avenida Nossa Senhora Aparecida, por cima da trincheira, na ligação leste-oeste e oeste-leste, deverão passar 15.6 mil veículos por dia.