A Tribuna do Paraná está lançando hoje a campanha “Tamo Junto Pra Ajudar”, para levar o Natal a quem nem imaginava que receberia um presente este ano. Mas a campanha só poderá se concretizar com a sua ajuda leitor. Com o apoio do Instituto GRPCom, selecionamos quatro instituições que atendem crianças e adultos em situação de vulnerabilidade. E cada instituição cedeu uma lista de pessoas e o que elas gostariam de ganhar. E é esta listagem que surpreende pela simplicidade, sinceridade e necessidade.
Uma das entidades é a Meninos de Quatro Pinheiros. Lá residem meninos de 6 a 18 anos, que pedem roupas ou sapatos de presente.
Já no Instituto Decisão de Apoio Social (Idas) moram homens adultos, ex-moradores de rua. A maioria tem entre 40 e 60 anos e alguns nunca ganharam um presente de Natal na vida. A Idas também tentará fazer uma ceia de Natal e conta com doações para a refeição especial.
O Alvorecer Ação Social atende 120 crianças em situação de vulnerabilidade na região do Bairro Alto. São crianças provenientes de famílias com dificuldades de toda ordem, que não vão ter condições de presenteá-las este ano. Ao serem perguntadas o que gostariam de ganhar, algumas disseram: “qualquer lembrancinha serve” (preocupados que o presente não fosse muito caro) ou “não sei, faz tempo que não ganho presente de Natal.”
Na Associação Cristã de Assistência Social (Acridas) moram crianças de 0 a 18 anos, que foram vítimas das próprias famílias. Para as crianças menores, a maioria bebês, a instituição pede sapatos de presente.
Como ajudar?
Acesse o site da campanha e escolha um “afilhado”. Com o presente em mãos, você pode levá-los diretamente nas instituições (os endereços estão no site da campanha) ou trazer aqui na Tribuna (Rua José Loureiro, 282, das 8h30 às 18h30).
As doações serão recebidas até o dia 22.