Mocó

Três anos após revitalização, posto em Curitiba volta a ficar abandonado e traz dor de cabeça a moradores

posto gasolina abandonado
Foto: Colaboração

O problema não é de hoje. Um posto de gasolina abandonado no bairro Portão, em Curitiba, já deu dor de cabeça para os moradores e comerciantes da região há três anos, em 2019. Depois de ter sido limpo e revitalizado, o posto abandonado virou, novamente, um problema para a população.

O posto fica na Rua Paranaguá, na altura do número 900, na esquina com a Avenida Presidente Kennedy, e funcionava com a bandeira da BR Distribuidora.

+ Leia mais: Sergio Moro confirma que será candidato pelo Paraná. Mas para qual cargo?

Em 2019, Ademir José Dias, que tem um escritório ao lado do posto, fez diversas denúncias sobre a situação do local. Ele se queixava do acúmulo de água parada e quantidade excessiva de lixo. Nesta terça-feira (14), o mesmo comerciante volta a reclamar dos mesmos buracos – eles haviam sido tapados com areia – que estão sendo focos de proliferação de dengue, muito lixo à céu aberto e das pessoas em situação de rua que permanecem no local para uso de drogas.

Foto: Colaboração

“Esses dependentes químicos pernoitam ali e levam muitas sacolas de lixo. Pegam os lixos da vizinhança e deixam o restante largado ali. Além disso, muitas pessoas ficam com medo de passar pelo local, está complicado”, afirma Dias.

Diante dos problemas, a vizinhança tem reclamado da situação pelo canal da prefeitura de Curitiba, o 156. Ademir abriu duas solicitações no canal no dia 7 de maio: limpeza do terreno e acúmulo de água parada. Ambas ainda constam em andamento no aplicativo do 156.

E aí, prefeitura?

Segundo a prefeitura, por meio da Secretaria do Urbanismo e Assuntos Metropolitanos (SMU), já houve um processo contra o proprietário do ponto em 2017. Como o posto foi regularizado em 2019, o processo foi arquivado.

LEIA TAMBÉM:

>> Suspeito de roubar carro com criança dentro é procurado pela polícia em Curitiba

>> Projeto gratuito capacita mulheres em vulnerabilidade pra inserção no mercado tecnológico

Sobre as novas queixas, a prefeitura afirma que fará uma vistoria no local nos próximos dias e, caso as condições do local estejam irregulares, um novo processo será aberto contra o dono do posto.

A reportagem entrou em contato com a BR Distribuidora, mas não obteve resposta sobre a situação do posto até o momento de publicação da matéria.

Relembre os problemas de 2019

Em 2019, os moradores e comerciantes da região registraram chamados na prefeitura de Curitiba para que verificassem o local. Na época, a prefeitura explicou que já havia advertido e multado o proprietário por mais de uma vez. A última autuação foi em julho de 2019. Mas, como informou a pasta, ocorreram outras autuações em março, maio e novembro de 2018. Também houve notificações para que tomassem providências em relação à vedação do espaço em janeiro, agosto e julho de 2019.

Foto: Colaboração

As multas geradas naquele ano somaram um valor em torno de R$ 4 mil, pelo local não estar vedado e limpo. Só em agosto de 2018, a multa foi de pouco mais de R$ 2 mil e o CNPJ da empresa, proprietária do imóvel, foi negativado.

No mesmo ano, o local foi limpo e as irregularidades foram resolvidas.

Moema tenta convencer Rudá a ficar no Brasil
Mania de Você

Moema tenta convencer Rudá a ficar no Brasil

Clarice sente dor de cabeça
Garota do Momento

Clarice sente dor de cabeça

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna