Sinistro!!

Tremor de terra volta a assustar Rio Branco do Sul exatamente três anos depois

Rio Branco do Sul. Foto: Aniele Nascimento / arquivo Gazeta do Povo.

Um tremor de terra, acompanhado de um estrondo, assustou moradores de Rio Branco do Sul, região metropolitana de Curitiba, na madrugada desta quarta-feira (13). O abalo foi tão forte que chegou a ser registrado pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP). O terremoto, segundo o Centro de Sismologia, chegou a 2,5 na Escala Richter – que mede a magnitude dos terremotos.

“Nesse caso ainda não é possível determinar a causa. Como foi um terremoto de baixa profundidade, é possível que tenha uma causa antrópica, uma causa gerada pelo homem”, revelou Renato Lima, professor da Universidade Federal do Paraná, em entrevista para o jornal Boa Noite Paraná.

Esta não é a primeira vez que a terra treme em Rio Branco do Sul. Entre 2015 e 2019, oito ocorrências foram confirmadas pelo Centro de Sismologia da USP. A maioria delas aconteceu em 2019.

Tremor aconteceu também em abril 2019, mesma intensidade, mesmo horário

No dia 23 de abril de 2019, os moradores de Rio Branco do Sul sentiram o mesmo tremor, na mesma intensidade, praticamente no mesmo horário, por volta das 4h30 da madrugada. Na época, o técnico em sismologia José Roberto Barbosa, da USP, disse que a atividade foi algo singular. “Quando ocorrem esses tremores de terra, eles veem sozinhos. É uma ocorrência com relação a movimentação das placas tectônicas, que cria uma tensão em algumas regiões, resultando nesses pequenos tremores.

Moema tenta convencer Rudá a ficar no Brasil
Mania de Você

Moema tenta convencer Rudá a ficar no Brasil

Clarice sente dor de cabeça
Garota do Momento

Clarice sente dor de cabeça

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna