Por três votos a dois, a Corte do Tribunal Regional Eleitoral cassou, ontem, o mandato do prefeito de Balsa Nova (Região Metropolitana de Curitiba), Osvaldo Vanderlei Costa (PMDB), por abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação social consubstanciados. Dinho, como é conhecido, é acusado de usar o jornal Folha de Balsa Nova, distribuído gratuitamente, em seu favor durante um ano e meio.
A Corte entendeu que a distribuição do periódico, “veiculando conteúdo com suposto desígnio de se beneficiar o candidato a prefeito Osvaldo Vanderlei Costa e macular a imagem do então candidato a reeleição, José Franco Pelizzari, via matérias e charges de conteúdo aduzido difamatório”, ensejou desequilíbrio no pleito.
Dinho venceu a eleição por 183 votos. O chefe de gabinete do prefeito, Itamorai Cordeiro, disse que Dinho já prepara recurso ao Tribunal Superior Eleitoral e não deixará o cargo até decisão final em Brasília. Se não reverter a decisão, Dinho deixará o cargo para o segundo colocado no pleito, José Franco Pelizzari (PSC).