Andar de carro, ônibus ou moto por Curitiba vai ficar mais complicado a partir da semana que vem, quando a prefeitura e o governo começam a trabalhar em seis conjuntos de obras, de norte a sul da cidade. Os trabalhos vão exigir bloqueios e desvios no trânsito. A recomendação é que os motoristas evitem passar por esses locais, mas não será fácil evitar os transtornos.

continua após a publicidade

Estão previstas intervenções no Terminal Santa Cândida; na Avenida Marechal Floriano Peixoto, no Boqueirão; no viaduto sobre a Avenida Affonso Camargo, no Cajuru; na Avenida da Integração, no Bairro Alto; e nas trincheiras da Avenida Winston Churchill, no Pinheirinho, e da Rua Eduardo Pinto da Rocha, no Ganchinho.

Segundo a prefeitura, haverá agentes orientando o trânsito em todos os pontos. A previsão de conclusão das obras varia de 45 a 180 dias. “São obras necessárias e inadiáveis. Pedimos compreensão e paciência à população e lamentamos os transtornos, mas elas trarão grande benefício para a cidade”, diz o secretário municipal de Obras Públicas, Sérgio Antoniasse.

As obras no Terminal Santa Cândida, na Avenida Marechal Floriano Peixoto e na trincheira da Winston Churchill integram a matriz de responsabilidades da Copa do Mundo de 2014. “São obras com prazo definido, que não podem ser adiadas. E ficarão como legado para a cidade após o mundial de futebol”, afirma o secretário.

continua após a publicidade

Rotas alternativas

A prefeitura está divulgando rotas alternativas para os motoristas desviarem dos locais das obras. Na maioria haverá bloqueio parcial das vias. Algumas linhas de ônibus também terão seus trajetos alterados. As mudanças podem ser conferidas na página da prefeitura na internet (www.curitiba.pr.gov.br).

continua após a publicidade

A obra que deve causar maior transtorno é a do viaduto da BR-476 (Linha Verde) sobre a Avenida Affonso Camargo, no Cajuru. Nos próximos dias 28 (sábado) e 29 (domingo), as pistas ficarão totalmente bloqueadas durante períodos de 30 minutos, para instalação da viga de sustentação do viaduto. No local, não há possibilidade de desvios.