Mesmo com o frio, centenas de pessoas acordaram cedo nesta quinta-feira (15) para participar da montagem dos tapetes confeccionados em celebração ao Corpus Christi. Para isso, usaram serragem, pedrinhas, tinta e muita criatividade. A ação começou por volta das 7h e não tem hora para terminar.

continua após a publicidade

O aposentado Luis Antônio Andrade, de 67 anos, e sua esposa Célia Regina Andrade, 60, participam do trabalho há 25 anos e garantem que a disposição continua a mesma. “O resultado é muito gratificante, então fazemos questão de dedicar nosso tempo para isso”, afirma o casal, que começou a preparação há 15 dias.

“O resultado é muito gratificante, então fazemos questão de dedicar nosso tempo para isso”, afirma o casal Luis Antônio e Célia Regina. Foto: Átila Alberti.

“Estamos representando o Santuário Nossa Senhora do Carmo, então nossa equipe escolheu os desenhos, já adiantou os mosaicos em casa nas últimas semanas e agora vai colorir as demais imagens com serragem pintada e sal”, explica Luis, que auxilia na coordenação do trabalho em um dos 86 lotes, divididos entre 57 paróquias.

Assim como ele, a pequena Nicole Lapuch, de nove anos, também “colocou a mão na massa”. Pela terceira vez na ação, ela saiu de casa cedinho com o pai Alberto Paulo Lapuch, 51, para ajudar o grupo da Paróquia Medianeira de Todas as Graças, do bairro Ahú.

continua após a publicidade

“Estamos preparando a bandeira do Brasil, então colocamos as pedrinhas azuis, verdes e amarelas com muito cuidado pra ficar bem certinho. Já está ficando muito legal”, afirmou a garota.

Para o pai, ver a filha participando é lembrar da sua infância. “É uma tradição da nossa família porque meus avós levavam meus pais, que também me levavam quando eu era pequeno. Aprendi a gostar e isso foi passando de geração em geração”, conta.

“Estamos colocando as pedrinhas coloridas com muito cuidado pra ficar bem certinho, e já está ficando muito legal”, afirmou pequena Nicole Lapuch, de nove anos. Foto: Átila Alberti.
continua após a publicidade

A celebração

Corpus Christi significa “Corpo de Cristo” e se trata de uma festa da Igreja Católica que acontece 60 dias depois da Páscoa com missas festivas e ruas enfeitadas. No Centro de Curitiba, a procissão acontecerá por volta das 16h30, saindo da Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Luz, na Praça Tiradentes, e seguindo até o Palácio do Iguaçu, no Centro Cívico. “É um momento para abençoar a cidade”, afirma Carlos Alberto Hernandes, 56, que também está envolvido na preparação dos tapetes.

Para a realização da festa, a Avenida Cândido de Abreu e as ruas Deputado Mário de Barros e Barão do Serro Azul ficarão totalmente bloqueadas para o trânsito em alguns momentos do dia. O acesso à Praça Tiradentes também será interditado.

Vídeo

A equipe da Tribuna esteve no local e mostrou ao vivo a preparação: