Mais uma vez moradores que dependem dos serviços de transporte público prestados pela Viação Tindiquera e pela Araucária Matriz, em Araucária, região metropolitana de Curitiba, ficaram na mão.

continua após a publicidade

Segundo o Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc), uma assembleia feita por motoristas e cobradores da empresa definiu um indicativo de greve para 72 horas a partir da manhã desta terça-feira (22).

Os trabalhadores realizaram a reunião após registrarem, novamente, atrasos nos depósitos. Por conta da reunião, algumas linhas registraram atrasos.

Atrasos

continua após a publicidade

O sindicato informou que as empresas atrasaram neste mês o pagamento do vale salarial de 40% do salário, que deve ser dia 20 de cada mês, conforme Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). As viações também não fizeram previsão alguma de pagamento. O prazo para greve vence às 5h00 de sexta-feira, dia 25. Se as empresas não pagarem os vales salariais, será deflagrada greve por tempo indeterminado.
As viações Tindiquera e Araucária Matriz têm cerca de 560 motoristas e cobradores e realizam o transporte municipal e intermunicipal de Araucária, além de linhas em Campo Largo e Contenda.

O outro lado

continua após a publicidade

Sobre o atraso no pagamento do vale, a assessoria de imprensa da Viação Araucária  informou que houve atraso no pagamento do vale porque a prefeitura está com um mês e meio de subsídio atrasado junto à Comec. A empresa está em contato com o órgão público para encontrar uma solução o quanto antes.

A Tindiquera informou que a Companhia Municipal de Transporte Coletivo (CMTC) de Araucária está com repasses atrasados. Nesse caso, porém, já existe decisão judicial determinando que a CMTC realize o pagamento à empresa. A empresa informou que aguarda o recebimento para pagar integralmente seus colaboradores.