No quarto mês deste ano, 8,9% das vendas de imóveis residenciais usados em Curitiba se referiram a unidades localizadas no Centro. Água Verde (5,5%) e Portão (5,2%) vieram em seguida. Fecham o top 10 Cristo Rei (4,8%), Campo Comprido (3,7%), Bairro Alto (3,3%), Bigorrilho (3,3%), Cajuru (3,3%), Pinheirinho (3,3%) e Santa Cândida (3,3%).

continua após a publicidade

A venda de imóveis residenciais usados em Curitiba registrou bons números em abril de 2023, alcançando o melhor resultado desde o quarto mês de 2022, indicou o levantamento mais recente do Instituto Paranaense de Pesquisa e Desenvolvimento do Mercado Imobiliário e Condominial (Inpespar), integrante do Sistema Secovi-PR, sobre o setor na capital.

LEIA TAMBÉM:

>> De graça! Nove cidades do Paraná têm ônibus com tarifa zero na passagem

continua após a publicidade

>> Vídeo! Balão cai em Curitiba, pega fogo e faz fiação estourar; “Sai daí gente”

O índice de Vendas de Usados Sobre Oferta (VUSO) em abril deste ano foi de 5,6%, 1,1 ponto percentual (p.p.) acima de março (4,5%) e apenas 0,3 p.p. abaixo de abril do ano passado (5,9%), o melhor resultado dos últimos 12 meses.

continua após a publicidade

“O que temos no mercado curitibano de imóveis residenciais usados é uma estabilização positiva. 2021 foi um ano fora da curva e tivemos índices muito altos. Natural, portanto, que na comparação com esse período houvesse uma pequena queda em 2022 e 2023. O patamar, no entanto, segue elevado e o prognóstico para o setor nos próximos meses é otimista”, afirma o presidente do Inpespar, Luciano Tomazini.

Outro ponto a ser destacado é que a maioria das negociações ocorreu por meio de financiamento, indicativo de que há crédito farto no mercado apesar das taxas de juros mais elevadas. Em abril de 2023, 65,7% dos compradores optaram por essa modalidade de pagamento, leve queda na comparação com março (66,3%) e pequeno aumento em relação a fevereiro (65,1%).

Nas alturas!

Este bairro de Curitiba tem o aluguel mais caro; E o mais barato?

Barbaridade!!!

Comparação mostra o que dá pra comprar pelo preço do novo iPhone 16

Não perca!

Fenômeno raríssimo vai cruzar o céu em setembro; Como ver?