Obras

Terminal é demolido em Curitiba para virar área alagável; entenda

Terminal foi demolido no bairro Alto da XV, em Curitiba.
Foto: Átila Alberti / Tribuna do Paraná.

O espaço onde ficava o Terminal do Ensino Especial, no bairro Alto da XV, em Curitiba, está sendo demolido. O local, no início da Avenida Visconde de Guarapuava, abrigava os ônibus azuis que fazem o transporte de crianças da Educação Especial.

Imagens do Google Maps mostram que o espaço já não era utilizado há algum tempo. Em janeiro de 2023, quando o Google tirou fotos do espaço, é possível observar que o terminal já estava todo fechado com grades.

Mas será construído algo novo no lugar? A reportagem da Tribuna do Paraná procurou a Prefeitura de Curitiba para descobrir o que será feito naquele espaço.

Conforme nota da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), o local será transformado em um dispositivo de retenção da água da chuva.

Ainda segundo a secretaria, a obra de recuperação possui algumas etapas. A primeira delas envolve a demolição do piso e estruturas do antigo Terminal do Ensino Especial. “Também haverá a troca dos meios-fios, que serão mais baixos, e será feito um paisagismo no canteiro central com plantio de grama e flores”, informou a pasta.

“A Secretaria Municipal do Meio Ambiente fará consultas a outros setores da Prefeitura para fazer estudos com soluções baseadas na natureza e definir a melhor forma de utilizar o local como um dispositivo de retenção da água da chuva, para aumentar a permeabilidade da região e retenção nos períodos de chuvas fortes”, revelou a SMMA.

Para onde foi o Terminal do Ensino Especial?

O terminal não existe mais. A Prefeitura de Curitiba explicou que o sistema foi totalmente reformulado pela Secretaria Municipal de Educação e que o espaço foi desativado após perder a serventia.

Agora, o transporte pega os estudantes em casa ou em lugares próximos da residência, dentro do limite urbano de Curitiba.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna