A polícia está na caça do preso Rafael Arcanjo de Oliveira, de 23 anos. Ele foi resgatado no início por bandidos fortemente armados no início da tarde desta segunda-feira (1). Oliveira estava em um veículo de escolta do Departamento de Execução Penal do Paraná (Depen) junto com pelo menos mais nove internos. Segundo o Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), da Polícia Civil, o grupo era levado da Casa de Custódia de São José dos Pinhais, na Grande Curitiba, provavelmente para uma audiência na Justiça.

continua após a publicidade

“Eu ouvi mais ou menos 50 tiros, por baixo”, conta Marcio, morador da região. Ele viu e filmou toda a ação.

O resgate foi na rua Sebastiana Santana Fraga, próximo à BR-277, no bairro Guatupê. Em um Civic prata, cerca de cinco bandidos avançaram contra a van do Depen. “Eles jogaram o carro em cima, bateram e já desceram atirando”, lembra o morador. Em seguida, os criminosos fugiram pela rua Florentino Suchla.

O delegado Rodrigo Brown, do Cope, explica que dois bandidos foram resgatados. “Eles levaram essa dupla, mas andaram uma quadra e se depararam com a polícia e uma nova troca de tiros começou”. Nesse momento, um dos presos, identificado como Vanderson de Souza, foi baleado. “Ele foi atingido na lateral do tórax”, esclarece o soldado Belão, da Polícia Militar.

continua após a publicidade

Souza foi abandonado logo depois, na frente de um mercado do bairro. Acuado, ele entrou no estabelecimento e foi recapturado pelos policiais.

Os criminosos usaram armamento pesado e agiram de forma planejada. “Nós encontramos estojos de fuzis e, ao que parece, enquanto o tiroteio acontecia entre o carro e a van, alguém estourou o cadeado da parte de trás do veículo de transporte e libertou os presos”, revela o capitão Marcos Roberto, da PM. Um terceiro interno da Casa de Custódia tentou escapar correndo, mas foi contido por populares. “Eles foram realmente muito ousados nessa ação”.

continua após a publicidade

Um caminhão parado na rua ficou em meio ao fogo cruzado, mas o motorista não se feriu. Souza foi socorrido pelo Siate, do Corpo de Bombeiros. A PM não informou para qual hospital ele foi encaminhado.

Policiais trocam tiros durante tentativa de arrebatamento de presos. Foto: Átila Alberti.

 

Outro ferido

Ainda segundo o capitão, um dos agentes penitenciários que estava na van também se feriu, mas sem gravidade. Ele não teve a identidade informada.

Medo

Muitas pessoas ouviram os disparos. Um comerciante dono de uma lanchonete que fica em frente à Casa de Custódia chegou a fechar as portas com medo dos tiros. “Aqui é complicado e não é a primeira vez que esse tipo de coisa acontece. É só olhar. As paredes estão cheias de marcas”, desabafa. Devido à violência, segundo o homem, muitas famílias deixaram o bairro para viver em outras localidades.

Aniversário infeliz

Nascido em 1° de agosto de 1989, Vanderson de Souza completa 28 anos nesta segunda-feira. De “presente”, em vez da liberdade, ele ganhou um tiro na região das costelas.

Veja o vídeo do momento da prisão: