De todos os modelos

“Tênis voadores” preocupam moradores de Santa Felicidade

A situação de abandono da Praça Piazza de San Marco, no Bairro Santa Felicidade, está deixando moradores e comerciantes preocupados. Os calçados desgastados pelos skatistas viraram adorno do poste que ilumina a praça, que já acumula mais de dez pares de tênis pendurados no fio de energia.

Os moradores denunciam o descaso e temem que ocorra algum acidente com a rede elétrica. “Apesar de ser apenas um fio secundário, o peso pode sobrecarregar e acertar alguém na queda”, diz o taxista Luiz Carlos, que trabalha no ponto em frente à praça.

Apesar de o problema ocorrer apenas na praça, que fica bem ao lado do terminal do Santa Felicidade, o “ritual” já é antigo. Jahir Silva, que leva o filho para andar de skate na local, recorda que antes do poste ser instalado o alvo eram as árvores. “Esse esporte consome o tênis muito rápido e antes a piazada jogava tudo na árvore”, lembra Silva.

Jahir acredita que esse tipo de vandalismo contribui para afastar as pessoas. “Isso é uma sacanagem, pois o poste foi instalado justamente para iluminar a pista de skate”, diz Jahir. “Esses tênis pendurados além de deixarem a cidade feia ajuda a espantar as pessoas das praças”, diz Silva.

Perigo

Para a vendedora Francislaine Dias Pontes, que trabalha ao lado da praça, passar pela praça nem pensar. “É perigoso, junta muita gente desocupada, que só apronta”, conta Pontes. “Tem muito usuário de droga que passa o dia inteiro ali, e o melhor mesmo é evitar passar”, explica Francislaine.

Copel

Em nota, a Copel informou que objetos atirados na rede elétrica podem provocar curto-circuitos, queda de energia, danificar equipamentos e, em alguns casos, até mesmo romper os cabos e causar acidentes. “Esse tipo de objeto, quando lançado à rede, dificulta o trabalho da manutenção e compromete o fornecimento de energia”, afirma o assessor de comunicação da Copel Dalmo Borba. De acordo com Borba, a média de gasto para 100 objetos presos na rede, o custo é de R$ 600.

Apenas em 2013, na Região Leste, (Curitiba, RMC e Litoral), a Copel retirou 1693 objetos que haviam sido lançados à rede elétrica e causado algum tipo de interrupção. A Copel alerta que caso as pessoas encontrem uma situação de risco, devem entrar em contato com a Copel pelo telefone 0800-510-0116 e informar o endereço e o tipo de objeto que está preso à rede.