O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja (de tempestade) para Curitiba e Região Metropolitana. De acordo com o órgão, toda a faixa sul do Paraná, do Litoral até a fronteira com o Paraguai, está dentro do perímetro do alerta, que indica grau de perigo para o temporal que pode cair ao longo de toda esta quarta-feira (25).
Segundo o Inmet, as chuvas devem variar entra 30 mm e 60 mm por hora e registrar ventos entre 60 km/h e 100 km/h. Há também possibilidade de queda de granizo e raios. O alerta entrou em vigor às 11h desta quarta e deve permanecer até a meia-noite.
No interior, o temporal já chegou com força e fazendo muito barulho. Em Curitiba, nuvens negras começaram a se formar no fim da manhã. Segundo o Instituto Simepar, foram 1.278 raios na área da chuva na região Oeste somente na manhã desta quarta.
Por causa do grau de severidade da tempestade, o órgão destaca que há chances de interrupção no fornecimento de energia elétrica, queda de árvores e alagamentos. Na última quinta-feira (19), o temporal registrado em Curitiba causou estragos em vários bairros. Na ocasião, a cidade também estava dentro da área do alerta laranja.
De acordo com o Simepar, a virada brusca no tempo é resultado de uma mudança nos sistemas atmosféricos que atuam sobre o Paraná. A massa de ar estável que predominou na região nos últimos dois dias foi substituída por outra mais instável, o que traz de volta às chuvas, desta vez mais intensas.