Um temporal com ventos fortes derrubou árvores em diversos bairros de Curitiba, no início da tarde deste sábado (18). De acordo com informações de moradores, a chuva durou aproximadamente cinco minutos, mas o vento forte deixou estragos. Segundo dados Simepar, as rajadas de vento chegaram a 59,4 km/h e choveu 5mm em Curitiba .
LEIA MAIS – Chuva! Curitiba tem alerta de “perigo” para tempestade e ventos intensos
No Bairro Alto, entre a esquina das ruas Epaminondas Santos e Marcílio Dias, duas árvores caíram no asfalto. Nenhuma casa e nenhum pedestre foi atingido.
VIU ESSA? Renato Freitas presidente do Brasil? Saiba o que diz o deputado estadual
Outras situações de quedas de árvores foram registradas no bairro Bacacheri. Na Rua Nicarágua, esquina com a Rua Desembargador Arthur Leme, uma árvore caiu no meio da pista, impedindo a passagem de veículos e arrebentando alguns fios elétricos. Uma viatura da Guarda Municipal (GM) prestou atendimento no local.
Já a segunda situação no mesmo bairro foi flagrada entre as ruas Vicente Ciccarino e Holanda, onde galhos e árvores caíram em partes da via.
Por toda a cidade
Conforme o boletim divulgado às 14h30 pela Defesa Civil e Prefeitura de Curitiba houve 138 solicitações de queda de galhos e árvores, via 156, nos bairros: CIC, Bairro Alto, Batel, Mercês, Xaxim, Fazendinha, Boa Vista, Bacacheri, Ahú, Cajuru, Jardim Social, Hugo Lange, Campão da Imbuia, Água Verde, Batel, Jardim das Américas e Alto da XV. E mais cinco solicitações de queda de galhos e árvores, chegaram pelo 153, dos bairros São Francisco, CIC, Boa Vista e Santa Felicidade.
Lonas foram fornecidas pela prefeitura para moradores do Boqueirão, Ahú e do Capão da Imbuia, que tiveram suas casas afetadas pelo temporal deste sábado.
Para pedir ajuda
A prefeitura de Curitiba informou ainda que, juntamente com as equipes da Guarda Municipal, servidores públicos e pelos agentes da Defesa Civil das Administrações Regionais, permanece em atenção a possíveis ocorrências que venham a ocorrer.
Os canais de atendimento as emergências relacionadas às chuvas e ventos fortes são os telefones: 199 (Defesa Civil), 153 (Guarda Municipal), 156 (Prefeitura Municipal de Curitiba), 193 (Corpo de Bombeiros).
Imóveis sem luz
De acordo com a Copel, por conta dos ventos fortes, mais de 28 mil unidades ficaram sem luz na capital paranaense. Ainda não há previsão de normalização da energia elétrica.
Alerta de perigo para tempestade
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja avisando sobre o perigo de temporal em Curitiba e na região metropolitana. O aviso segue válido até às 23h59 deste sábado.