O tempo surpreendeu os curitibanos mais uma vez, na manhã desta segunda-feira (16). Após raios, trovoadas e chuva durante a madrugada, foi a vez do granizo em Curitiba. Sim. houve registro do fenômeno no bairro Cajuru, Uberaba e Jardim das Américas por volta das 8h25. No restante da cidade a chuva chegou firme e forte. Cidades da Região Metropolitana de Curitiba também registraram o fenômeno.
+WebStories: Chuva em Curitiba nesta segunda. Mas há uma luz no fim do túnel!
Além do Cajuru, houve registro de granizo também no Uberaba, Jardim das Américas, Mossungue. O tempo em Curitiba está ganhando destaque nesta segunda-feira. Apesar do granizo, raios e trovões, a cidade está numa expectativa de temperaturas dignas de verão, com máxima de 29ºC na quinta-feira (19). No Bairro Alto, por exemplo, a o tempo fechou e a chuva chegou forte, mas sem ocorrência de granizo.
Segundo o Simepar, a formação deste fenômeno está associada às nuvens cumulonimbus, nuvens que têm grande desenvolvimento vertical. “Quando o ambiente atmosférico apresenta uma camada de ar quente e muito úmido próximo da superfície e ar seco e frio logo acima, pode haver formação de granizo. Essa condição de tempo foi/está sendo verificada desde o início da madrugada”, explicou o Simepar à Tribuna.
+Viu essa? Greve dos caminhoneiros convocada por Sérgio Reis gera estresse com categoria
+Leia mais! Conheça a história do antigo condomínio Serra do Mar, o condomínio da morte!
Alerta amarelo de chuva intensa
A região de Curitiba está sob alerta amarelo de chuvas intensas, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O alerta amarelo prevê chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
+Triboladas! O jogo virou! Sogra dá aquela zoada com o genro corno
Temporal na RMC
A cidade de Campo Largo, na região metropolitana de Curitiba, foi bastante atingida pelas chuvas e registra estragos causados pelo temporal. Segundo a Defesa Civil do município, bairros e centro da cidade tiveram casas danificadas. Não há informações sobre feridos ou desabrigados.
Em Colombo, também na RMC, o fenômeno também foi registrado de forma intensa.