Os vereadores de Curitiba aprovaram em votação simbólica a sugestão do vereador Bruno Pessuti (PSD) ao prefeito Rafael Greca (PMN) para reduzir o preço da passagem de ônibus na cidade em razão da retirada do PIS/Cofins e da Cide sobre o óleo diesel pelo governo federal. A redução no preço também seria praticamente simbólica, ou seja, de apenas R$ 0,03.
“Pedimos ao prefeito que faça a redução da tarifa técnica para que esse dinheiro pago pela tarifa técnica [15% do custo] não fique no bolso dos empresários, porque o combustível vai ficar mais barato para o empresário. A diferença tem que ficar no Fundo Municipal do Transporte ou no bolso de quem paga a passagem”, disse durante seu discurso.
A indicação de sugestão de ato administrativo ou de gestão pede a alteração da resolução 9 da Urbs, de 23 de março de 2018, que fixa a tarifa técnica para as empresas que operam o sistema de transporte de Curitiba em R$ 4,23. Na opinião de Bruno Pessuti, que foi relator da CPI do Transporte Coletivo da Câmara Municipal em 2013, o valor da tarifa técnica é em decorrência da elevação do preço do combustível pela majoração da Cide em 2017.
Para ele, a paralisação dos caminhoneiros, embora justa, tem provocado severos prejuízos à economia do país. Nesse contexto, ele parabenizou o prefeito Rafael Greca por conseguir manter o funcionamento de equipamentos e serviços essenciais, como ambulâncias, caminhões de lixo, viaturas da Guarda Municipal e os ônibus do transporte público.