A Delegacia de Homicídios prendeu ontem 10 suspeitos de envolvimento em pelo menos 15 homicídios na Vila Uberlândia, Novo Mundo. Todos seriam integrantes da mesma quadrilha.
Além deste bando, a operação prendeu Marcos Rogério Monteiro, 41 anos, foragido do estado de São Paulo, onde responde pelo assalto a um comércio. A delegada Maritza Haisi, titular da DH, explicou que os 15 inquéritos são de homicídios ocorridos desde 2007.
Porém, a maioria é de assassinatos deste ano. “Eles impunham medo aos moradores locais, que ficavam com receio de denunciá-los. Há crimes em que as famílias nem queriam fazer boletim de ocorrência, por medo. Com essas prisões, esperamos que os moradores tomem coragem e denunciem outros marginais e crimes”.
Presos
Estão detidos, por força de mandados de prisão por homicídio e formação de quadrilha, André Rosa da Luz, 34 anos, apontado como um dos fornecedores de armas para o bando; Raphael Bento, 22; Robson Rosa de Oliveira, 20; Ezequiel Santos, 38; Rafael Augusto Martins Lima, 29; Adão da Silva, 51; e Eliel Santos, 31. Robson já foi ouvido há algumas semanas na DH e confessou três homicídios.
Durante a operação, Emerson Rodrigo Bertollo, 25, e Gilmar Ribeiro, 36, foram presos em flagrante pela posse de duas pistolas, calibre 9 milímetros. Emerson também é suspeito de homicídios na Vila Uberlândia e as armas recolhidas passarão por confrontos balísticos.
Outro investigado por homicídios, foi preso porque tinha mandado de prisão por não pagar pensão alimentícia. Ele não teve o nome divulgado. As investigações apontam o tráfico de drogas como motivo principal dos crimes. De acordo com a delegada, cada um tinha uma função na quadrilha. Outras nove unidades da Polícia Civil participaram da operação, totalizando 120 policiais civis.