A mudança no sistema de iluminação da Praça do Gaúcho, no bairro São Francisco, e do Parque Barigui, ambos em Curitiba, promete ajudar a diminuir a sensação de insegurança nesses locais. Segundo a prefeitura, os pontos receberam novos postes – alguns mais potentes – e tiveram outros readaptados, numa tentativa de também tornar mais fácil a prática de atividade física noturna.
As obras contemplam ainda a Praça Desembargador Armando Carneiro, ao lado do terminal do Portão, o Bosque Zaninelli, ao lado da Pedreira Paulo Leminski, e o mirante do Parque Tanguá. Todo o pacote de intervenções chegou a R$ 223 mil.
Ponto temido durante a noite, principalmente por causa de episódios de tráfico e de confusões, a Praça do Gaúcho ganhou dois superpostes de 14 metros – ainda mais baixos dos que os antigos, que estão sendo retirados. Mas, segundo a prefeitura, o projeto levou em conta a frequência da prática de skate no ponto, atividade que é favorecida quando os postes de iluminação são mais baixos.
Leia também: Praça do Gaúcho passa por grande operação após denúncia da Tribuna
A promessa é de que as mudanças na iluminação também tragam benefícios para as pistas de caminhada e corrida que ficam próximas ao Parque Barigui. Lá, tanto as pistas de patinação como a de aeromodelismo receberam oito novos postes com três projetores de 400 watts de potência. Outra alteração foi o rebaixamento de dois superpostes de cerca de 23 metros de altura e a substituição de dois maiores por 14 mais baixos.
Na praça ao lado do terminal do Portão, a prefeitura implantou cinco superpostes de 14 metros com luminárias de alto rendimento (cada um tem 4 lâmpadas de 400w ). Para melhorar a iluminação, as lâmpadas dos globos existentes na praça foram trocadas. Ao todo, a praça ganhou 25 novas lâmpadas.
Já no Bosque – onde fica a Universidade Livre do Meio Ambiente – foram retirados equipamentos antigos. Onze novas luminárias de led foram colocadas no estacionamento, outras sete estão instaladas nas pistas internas do bosque e oito projetores na estrutura de madeira que leva ao mirante da universidade.
Palco de uma das comemorações do aniversário de Curitiba, no domingo (25), o mirante Belvedere do Parque Tanguá ainda ganhou iluminação cênica inédita: 26 réguas de led com 1,2 metro cada iluminam as duas estruturas, pavimentos e corredores. Mais duas réguas de led dão beleza à lâmina de água. Para iluminar as torres e as escadarias, foram usados seis projetores.