Curitiba vai ganhar um novo tipo de ônibus — o superarticulado. O novo modelo, fabricado pela Mercedes-Benz, está sendo testado na capital e pode ser incorporado à frota do transporte coletivo em breve. Com 23 metros de comprimento, ele é 2,5 metros maior do que os articulados tradicionais e é capaz de transportar mais passageiros em uma única viagem. A capacidade é de 210 pessoas a bordo, 90 a mais do que o modelo atual. Com isso, o veículo fica entre o articulado convencional e o biarticulado, que tem capacidade para 270 usuários.
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Segundo a Urbs, o novo modelo começou a rodar na última terça-feira (28) na linha Interbairros II e, em apenas três dias, levou 3.258 passageiros — uma média de 1.090 por dia. De acordo com a Viação Redentor, responsável pelo teste, não foram registrados problemas nos primeiros dias. No entanto, o ônibus continuará circulando de segunda a sexta até o fim do período de avaliação.
O superarticulado ficará 30 dias circulando por Curitiba, período que pode ser estendido por mais 30. Um dos instrutores da empresa, Juarez Junior Silva Gonçalves, explica que a escolha da linha Interbairros II aconteceu justamente por causa do tamanho do ônibus, já que alguns terminais não comportariam os 23 metros de comprimento. “Como são apenas testes, não há problema. Caso haja opção no futuro para a aquisição e troca dos veículos antigos por esse modelo, algumas adaptações no chassi deverão ser feitas”, aponta.
Além de maior, o novo ônibus traz outras diferenças significativas para o passageiro, como a diminuição de uma porta para desembarque. O modelo da Mercedes-Benz possui duas portas para os passageiros descerem, ao invés das três no ônibus Interbairros II atual. “Não tem havido reclamações, pois o passageiro se adapta rapidamente às condições dos veículos. Não é motivo para preocupação”, destaca o instrutor.
Já para os motoristas, o destaque é a segurança e o conforto. “Ele possui um sistema de tecla de bloqueio de conversões para esquerda e para a direita. Se um carro estiver muito próximo, o motorista aciona o bloqueio e a traseira do ônibus trava o giro até que a manobra seja concluída. Isso evita acidentes”.
Ainda não há informações da Urbs sobre uma possível aquisição do veículo para compor a frota de Curitiba. O superarticulado já havia sido experimentado em 2014.
Economia sobre rodas
Gonçalves explica ainda que o novo modelo possui uma norma certificadora para regular a emissão de poluentes que o torna ecologicamente correto, além de desgastar menos o veículo. “A tecnologia do motor, com o certificado Euro 5, tem sistema de tratamento de graus de motor ecologicamente correto. O veículo ainda possui 360 cavalos, o que gera economia mesmo usando o combustível diesel S10”, revela o instrutor. “Além disso, bem treinados, os motoristas vão conseguir economizar não só combustível, mas todo o equipamento, estrutura e freios”, aponta.
Para ele, o superarticulado tem se mostrado confortável para os motoristas. “Ele possui um sistema de tecla de bloqueio de conversões para esquerda e para a direita. Se um carro estiver muito próximo, o motorista aciona o bloqueio e a traseira do ônibus trava o giro até que a manobra seja concluída. Isso evita acidentes”.
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