Financiamento

Sua casa está sob risco de leilão? Associação dos mutuários dá dicas para evitar problema

Atenção você que tem dúvidas e dificuldades em manter o financiamento da casa própria em dia. A Associação Nacional dos Mutuários do Paraná (ANM-PR) realiza até esta sexta-feira (19) a 11º Semana de Conscientização dos Mutuários, na sede da entidade em Curitiba. Na ocasião serão esclarecidas dúvidas sobre o atraso no pagamento das parcelas, que podem levar o imóvel a leilão. Caso o imóvel já esteja com leilão marcado ou tenha sido leiloado, ainda é possível recuperá-lo por meio de suspensão de leilão.

Em casos de dificuldade no financiamento, a associação aconselha buscar orientações. “Muitos mutuários chegam ao caso extremo de perder o bem simplesmente por desconhecer as vias para regularizar a situação do imóvel. Por isso, é necessário procurar assistência técnica”, orienta o presidente da ANM-PR, Luiz Alberto Copetti.

Outra alternativa destacada por Copetti é a modalidade Inversão de Juros. “Poucas pessoas conhecem essa opção, mas esta modalidade prevê que o mutuário pague menos juros no início do contrato e mais juros ao final, ou seja, deixando as menores parcelas para o momento de dificuldade financeira e as maiores para o final do contrato de financiamento”, orienta Copetti.

+ Atenção! Você está a um clique de ficar por dentro do que acontece em Curitiba e Região Metropolitana. Tudo sobre futebolentretenimentohoróscopo, blogs exclusivos e os Caçadores de Notícias, com histórias emocionantes e grandes reportagens. Vem com a gente!

Será distribuído para os participantes o 11 º Guia do Mutuário, cartilha que possibilita a consulta rápida aos questionamentos mais comuns sobre financiamento. Algumas das dicas destacadas no informativo são, por exemplo, a importância de não comprometer acima de 30% da renda familiar com a prestação do financiamento imobiliário, procurar imediatamente a assessoria técnica especializada em caso de atraso nos pagamentos e a necessidade de acompanhar periodicamente a evolução do saldo devedor e da prestação da casa própria, com o objetivo de verificar se o contrato permanece equilibrado do ponto de vista financeiros.

Os atendimentos acontecem das 9h às 12h e das 14h às 18h na Avenida Luiz Xavier, 68, no Edifício Tijucas, sala 307, Centro de Curitiba.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo