O projeto , da startup curitibana Prevention, passou pela sabatina do programa Shark Tank Brasil. O reality show tem cinco empresários que acatam e financiam projetos por meio de uma parceria. O Adam Robo é um equipamento que oferece exames de visão mais precisos por conta de sua inteligência artificial.
Os responsáveis pelo projeto apresentaram os benefícios do Adam Robo e conseguiram uma proposta de compra de 15% da empresa pelo valor de R$ 200 mil. Com o acordo, a startup incorporou três novos sócios: Robinson Shiba, dono dos restaurantes China in Box; Camila Farani, investidora-anjo; e Caito Maia, fundador da marca Chilli Beans.
- Após seis anos, painéis que custaram R$ 9,5 milhões não servem para absolutamente nada!
- Após rescaldo de incêndio, Bombeiros encontram corpo de homem
Na apresentação do Adam Robô, Juliano de Moraes Santos, da Prevention, pediu para os investidores participantes fecharem os olhos. Ele então falou sobre o que o motivou a achar uma solução inovadora para evitar que crianças e adultos percam a visão por problemas que, se diagnosticados precocemente, podem evitar a cegueira: “A cada cinco segundos uma pessoa fica cega no mundo e a cada um minuto uma criança, e isso poderia ser evitado com o diagnóstico precoce”, disse.
Caito Maia, da Chilli Beans, lembrou Juliano de que, no Brasil, diagnósticos de visão só podem ser feitos por especialistas. Juliano explicou que o Adam não faz o diagnóstico completo, mas identifica possíveis problemas para que o paciente procure um médico. “O Adam apresenta o grau de prioridade do seu problema de visão para você ir a um oftalmologista fazer o diagnóstico preciso. Damos esse primeiro passo, incentivando o diagnóstico, alertando para o problema existente”, comentou.
Como funciona o Adam Robo?
O papel do Adam Robo é fazer uma triagem, seja ela em escolas, postos de saúde ou óticas com base na tabela de Snellen, de linguagem universal.
Vale do Pinhão
A startup Prevention Vision Test fez parte da primeira turma do espaço. Com o apoio técnico do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), órgão gestor do espaço, e as ações do ecossistema de inovação Vale do Pinhão, a empresa triplicou de tamanho e precisou deixar o coworking. Ela passou a ocupar outro programa de fomento na Federação das Indústrias do Paraná (Fiep).
+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!