Atrasos

“Sommeliers” de vacina devem ir pro fim da fila em Curitiba? Vereadores decidem nesta terça-feira

pavilhão da cura
Fila de vacinação da covid-19 no Parque Barigui, em Curitiba. Foto: Lineu Filho / Arquivo/Tribuna do Paraná

Vereadores de Curitiba votam, nesta terça-feira (24), projeto de lei que pode colocar os chamados “sommeliers”, aquelas pessoas que ficam escolhendo qual vacina contra covid-19 irão tomar, no fim da fila da vacinação contra a covid-19. Se a proposta for aprovada em dois turnos e sancionada pelo prefeito, o “sommelier” só poderá ser vacinado depois que a capital executar todo o calendário do Programa Nacional de Imunização (PNI), ou seja, ficar para o final da fila. 

+Viu essa? Quebra pau! Com aglomeração, jovens saem no soco no Parque Linear em Colombo

A iniciativa é dos vereadores Jornalista Márcio Barros (PSD) e Marcelo Fachinello (PSC). A regra dos “sommeliers” também seria aplicada à lista de espera por doses remanescentes, a “xepa”: se recusar um laboratório, o cidadão só poderia ser reincluído no calendário após a conclusão do PNI. A exceção, conforme o projeto de lei, seriam as pessoas com comorbidades, mediante recomendação médica; as gestantes; e as puérperas. Nesta terça-feira, Curitiba faz repescagem para nascidos até 1991 e aplicação em nascidos em 1999.

No debate da urgência, Barros e Fachinello salientaram que os “sommeliers” atrasam a campanha de imunização contra a novo coronavírus e dificultam a programação da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Outro problema é a pessoa recusar a aplicação depois que o servidor já preparou a ampola, ocasionando o desperdício de doses. Segundo os autores, o texto do substitutivo foi construído junto ao Poder Executivo. 

+Leia mais! Vereadora Flávia Francischini deixa a UTI, mas segue internada após cirurgia de emergência

Moema tenta convencer Rudá a ficar no Brasil
Mania de Você

Moema tenta convencer Rudá a ficar no Brasil

Clarice sente dor de cabeça
Garota do Momento

Clarice sente dor de cabeça

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna