Centrais Sindicais protestaram na manhã desta terça-feira (16), em Curitiba, em defesa dos empregos e dos direitos dos trabalhadores. O ato acontece devido ao Dia Nacional de Luta em Defesa dos Empregos e Direitos, marcado em todo o país com ações unificadas das principais sindicatos. A concentração foi na Praça Santos Andrade, de onde os manifestantes partiram até a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP).
O ato reuniu aproximadamente 500 pessoas. A principal intenção era protestar contra as ameaças aos direitos trabalhistas e sociais. As centrais também pediam mais agilidade na aplicação de ações que garantam a retomada econômica e a geração de empregos.
“Diante a ameaça de propostas que tiram direitos e não garantem empregos, deixamos as diferenças partidárias de lado e nos unimos para lutar contra propostas que precarizam as relações de trabalho, salário e que trazem retrocesso”, definiu o presidente da Força Paraná, Sérgio Butka.
As Centrais Sindicais se colocaram contra as propostas feitas de flexibilização da CLT, a ampliação da terceirização e o aumento da jornada de trabalho para 12 horas diárias. A reforma da previdência, segundo os manifestantes, só vai trazer precarização, entre outras medidas que penalizam a população, sem garantir nenhum emprego.
O ato, de acordo com o próprio presidente da Força Paraná, mostrou que todos os trabalhadores precisam estar juntos lutando por seus direitos. “Independente de governo A ou B, o nosso lado é o da defesa de direitos e da garantia de empregos. A conta da crise não vai ficar com o trabalhador, que corre o risco de ficar sem emprego e sem direitos”.
Na Praça Santos Andrade, chamada pelos trabalhadores como “Praça da Democracia”, os manifestantes aproveitaram para um abraço simbólico no prédio dos Correios, em um ato contra a privatização. De lá, o protesto seguiu em passeata para a frente do prédio FIEP, onde foi feito um novo ato. Segundo os trabalhadores reunidos, este foi só o começo e novas manifestações, inclusive com greve geral das classes, podem acontecer nos próximos dias.