A prefeitura de Curitiba anunciou que pretende instalar 120 semáforos “inteligentes” em 31 pontos da cidade, acionados por pessoas portadoras do cartão de passagens de idoso e de pessoa com deficiência da Urbs (Urbanização de Curitiba S/A). O objetivo é permitir a idosos e pessoas com dificuldade de mobilidade uma passagem mais segura de ruas.
O primeiro equipamento foi instalado na Praça Ouvidor Pardinho, no Centro, e começa a funcionar hoje, às 11h. No ano passado, uma tecnologia similar foi testada no Alto da Glória e, com a aprovação do sistema, a prefeitura iniciou processo de concorrência pública para contratar o serviço.
O sistema funciona através de um equipamento acoplado ao semáforo, que é acionado pelos cartões da Urbs. Ao identificar o cartão, o semáforo abrirá por mais alguns segundos além do programado – de 20% a 30% a mais do que o tempo normal.
A prefeitura realizou, em 2013, uma pesquisa com 400 pedestres idosos em vários cruzamentos. Os dados levantados serviram de base para o aumento de tempo em muitos semáforos de pedestres e também para o cálculo do tempo de abertura dos semáforos especiais para pessoas com mobilidade reduzida.
A intenção é reduzir as fatalidades no trânsito, principalmente com idosos, as maiores vítimas de acidentes fatais com pedestres na cidade, segundo levantamento do projeto Vida no Trânsito.
