Ciclone bomba

14 mil imóveis seguem sem luz em Curitiba na maior ocorrência da história da Copel

Copel está com 50 equipes na região leste para restabelecer o abastecimento de energia. Foto: Paula Weidlich/Tribuna do Paraná.

Após 48 horas da passagem do ciclone bomba, 14 mil imóveis ainda estão sem energia elétrica nesta quinta-feira (2), em Curitiba, dia mais frio do ano, Nesta manhã eram 10 mil, mas o número aumentou por causa das notificações que cresceram.. Os bairros mais atingidos são Cidade Industrial, Bacacheri, Fazendinha, Campo Comprido, Uberaba, Pinheirinho, Alto da Glória e Bom Retiro.

A tempestade deixou um rastro de destruição pela cidade e milhares de curitibanos às escuras. Segundo a Companhia Paranaense de Energia (Copel), este foi o maior registro de ocorrências da história, com 1,2 milhão de unidades sem luz, o que corresponde a 40% de toda a rede estadual.

No Paraná, são no total 135 mil unidades consumidoras desligadas e segue o alerta vermelho para as regiões Leste (84 mil unidades desligadas), Centro-Sul (36 mil) e Oeste (17 mil). Norte e Noroeste permanecem sem incidentes graves, com 4,8 mil e 4,5 mil desligamentos, respectivamente.

Ainda não há previsão de religação total da rede, uma vez que o trabalho agora é de reconstrução de parte da rede.

+Viu essa? Ciclone Bomba arranca janelas de prédio e faz estragos em Curitiba; “achei que fosse um disco voador”

São ao todo 50 equipes de manutenção trabalhando para restabelecer a energia nestes locais. Porém, segundo Rafael Einchelberger, gerente de manutenção da Copel, a questão não é simples de ser restabelecida. “Devido ao grande número de serviços a equipe chega e reconhece o problema. Se der resolve na hora, se não é preciso acionar uma equipe de manutenção que vem com caminhão, isola a área e trabalha no restabelecimento. Isso é demorado e o serviço pode levar de quatro a cinco horas para ser finalizado”, disse Einchelberger em entrevista ao jornal Bom Dia Paraná, da RPC.

+Viu essa? Pandemia leva dono a doar Bar CanaBenta após 14 anos de tradição

A Copel tem um sistema que mapeia as áreas com principais ocorrências. Por isso, não adianta ligar várias vezes para comunizar a falta de energia. “Isso não vai priorizar o atendimento. Vamos onde tem mais gente sem energia ou em áreas de hospitais, por exemplo”, explicou. Segundo ele, regiões com poucos consumidores acabam ficando para o final da fila. “Em Curitiba são pontos casuais”, reforçou.

Uberaba sem luz!

Um dos locais pontuais que preocupa o gerente é a região do Uberaba, que tem 33 consumidores ainda sem energia elétrica. “Lá temos uma situação complexa, com árvores caídas e postes tortos. Equipes já estão por lá para tentar resolver o quanto antes”, explicou.

O que fazer em caso de falta de luz

A comunicação de falta de luz pode ser feita pelo aplicativo para celulares da Copel, ou enviando um SMS para o número 28593, com as letras “SL” e o número da unidade consumidora. Ambas as informações podem ser trazidas ainda pelo telefone gratuito 0800 51 00 116.


Precisamos do seu apoio neste momento!

Este conteúdo te ajudou? Curtiu a forma que está apresentado? Bem, se você chegou até aqui acredito que ficou bacana, né?

Neste cenário de pandemia, nós da Tribuna intensificamos ainda mais a produção de conteúdo para garantir que você receba informações úteis e reportagens positivas, que tragam um pouco de luz em meio à crise. Bora ajudar?

Ao contribuir com a Tribuna, você ajuda a transformar vidas, como estas

– Pai vende vende 1000 bilhetes de rifa com a ajuda da Tribuna pra salvar o filho
– Leitores da Tribuna fazem doação de “estoque” de fraldas para quíntuplos
– Leitores se unem para ajudar catadora de papel de 72 anos

E tem várias outras aqui!

Se você já está convencido do valor de sua ajuda, clique no botão abaixo


Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna