Novas academias ao ar livre foram instaladas em diversos bairros da cidade: são duas na Regional Bairro Novo, quatro na Regional Pinheirinho e uma na Regional Fazendinha/Portão. Desde janeiro do ano passado, a Prefeitura instalou 40 novas academias ao ar livre para a população. No total, a cidade tem 164 equipamentos como estes instalados por toda a cidade.
A ampliação do número de academias faz parte do plano de governo da atual gestão, que quer melhorar as condições de prática de esporte nos parques, praças e academia ao ar livre.
A Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude é a responsável pelos equipamentos. “Em cada uma das academias, há uma placa orientando sobre a utilização dos aparelhos e como fazer os exercícios, que trazem qualidade de vida e diversos benefícios para a saúde das pessoas”, diz o chefe de núcleo da secretaria na Regional Pinheirinho, Bruno Boschila.
O aposentado Paulo Silva conta que a nova academia na Praça Comendador Bortholo Pellanda Neto, no Pinheirinho, era uma antiga reivindicação da comunidade. “A instalação da academia foi uma solicitação dos moradores, pois antes tínhamos que nos deslocar até outra academia mais distante. Agora temos um espaço próximo para nos exercitarmos”, diz Silva.
“Estávamos precisando mesmo de uma academia aqui. É muito importante para a comunidade, pois saímos da rotina e para a saúde não tem melhor benefício do que fazer uma atividade física”, diz Úrsula Golemba, que começou a utilizar a Academia ao Ar Livre do Bosque da Fazendinha nesta semana.
“Com a academia, o Bosque da Fazendinha fica completo para quem quer fazer atividade física. Pretendo usar bastante e em breve o pessoal da região vai também começar a utilizar regularmente os aparelhos”, diz o aposentado José Ribamar.
As academias ao ar livre são indicadas para maiores de 12 anos, principalmente pessoas da terceira idade. Os equipamentos disponíveis não têm peso, permitindo que seja utilizada apenas a força do corpo nos exercícios de musculação e alongamento.
Confira os locais das novas Academias ao Ar Livre:
Praça Cícero Portes (Rua João Eloy de Souza x Rua Irmã M. F. Paulina – Sítio Cercado)
Praça José Soares Grobe (Rua Nova Esperança x Rua Lupionópolis – Sítio Cercado)
Praça Comendador Bortholo Pellanda Neto (Rua Izabel Raksa Voluz x Rua André Matte – Pinheirinho)
Praça Primo Favretto (Rua Infante Dom Henrique x Rua S. Judas Tadeu – Capão Raso)
Praça Soldado Wagner A. Sampaio (Rua Carlos Munhoz da Rocha x Rua Enette Dubard – Tatuquara)
Praça Moradias da Ordem (Rua Ernesto G. Hannemann x Rua Sergio A. F. Mattioli – Tatuquara)
Bosque da Fazendinha (Rua Carlos Klemtz – Fazendinha)