Fiscalização

Semana de Trânsito terá blitze para pessoas com deficiência

Uma série de blitze de fiscalização do respeito às vagas exclusivas para pessoas com deficiência em shoppings e supermercados será uma das atividades da Semana Nacional do Trânsito 2014 em Curitiba. A Prefeitura de Curitiba lança nesta quinta-feira (18) a sua programação, com uma cerimônia no auditório Thomas Morus da PUCPR. O evento deste ano tem como tema “Cidade para Pessoas – Proteção e Prioridade ao Pedestre” e será realizado em homenagem ao agente de trânsito Reynaldo Lopes, morto no final de agosto.

Nos dias 23, 24 e 25 de setembro, as blitze em estacionamentos terão caráter educativo para chamar a atenção sobre a utilização irregular das vagas preferenciais de idosos e pessoas com deficiência. “Precisamos aprofundar a discussão sobre o uso das vagas preferenciais dentro da pauta dos órgãos públicos e das empresas privadas. Todas as pessoas com deficiência, seja qual for, têm direito ao uso dessas vagas, desde que tenham credencial”, disse a secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Mirella Prosdocimo.

A Semana do Trânsito será a partida de uma medida de reforço na fiscalização das vagas prioritárias. A partir de outubro, uma equipe da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) será designada para fiscalizar e atender as denúncias de ocupação irregular de vagas preferenciais em estabelecimentos privados de uso público, como supermercados e shoppings. Empresários do setor estão se unindo com a Prefeitura para tomar medidas de esclarecimento sobre o uso dessas vagas.

Prefeitura e empresários do comércio se unem para inibir ocupação irregular das vagas de estacionamento

Programação

O prefeito Gustavo Fruet participa da abertura da Semana Nacional de Trânsito em Curitiba, que terá a palestra magna “Caminhabilidade”, da professora Maria Ermelina Brosch Malatesta, da Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo, especialista em trânsito e uma das principais autoridades da área no País.

“A Semana Nacional de Trânsito em Curitiba será um momento para discutir todas as ações da Prefeitura em prol do pedestre curitibano e a relação que o cidadão estabelece com a cidade, na medida em que é o ator mais importante para o trânsito e a mobilidade da cidade”, afirma a secretária municipal de Trânsito, Luiza Simonelli.

A programação da Semana Nacional de Trânsito vai reunir palestras, blitze educativas e de fiscalização, atividades recreativas, esportivas e de saúde e exposições. O Dia sem Carro e a inauguração da Praça do Ciclista, no Centro, também integram a programação.

Na quarta-feira (19), em evento especial da programação, o secretário municipal da Saúde, Adriano Massuda, irá ministrar a palestra “Trânsito como Questão de Saúde Pública”, destacando como o grande número de acidentes e as mortes no trânsito afetam a área da saúde no Brasil.

No mesmo encontro, o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Sérgio Pires, ministra a palestra “Curitiba: 100 Anos de Evolução”, sobre o desenvolvimento do trânsito na capital paranaense, e o diretor de engenharia da Setran, Mauricio Razera, fala sobre o projeto-piloto do semáforo para pessoas com mobilidade reduzida.

O Dia Mundial sem Carro, no dia 22 (segunda-feira), será lembrado com uma ação na Rua Monsenhor Celso, com o fechamento da via para o trânsito para a realização de diversas atividades. A Setran celebra no dia 23 (terça-feira) o Dia do Agente Municipal de Trânsito.

Paraná Online no Google Plus

Paraná Online no Facebook

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna