Moradores do Guaraituba, em Colombo, estão indignados com a falta de sinalização do trecho da Estrada da Ribeira que corta a região. O ponto mais crítico fica no entroncamento da rodovia com a Rua Genésio Moreschi. No local, que conta com bastante comércio e até posto de atendimento do Detran, os semáforos estão desligados há quase três anos e não há faixas para travessia de pedestres em segurança.
Segundo Jaqueline Spaller, gerente da farmácia em frente ao entroncamento, o semáforo desligado já provocou diversos acidentes no local. “No sábado de Carnaval, uma moto e um carro bateram. No ano passado, uma van lotada com crianças também se acidentou nessa esquina. Como o sinal fica no alerta, muitos motoristas freiam em cima e engavetamentos acontecem. A situação está complicada”, relata.
O operador de solda Fábio Rogério mora na região do Guaraituba e semanalmente vai ao comércio na Estrada da Ribeira. Ele conta que diversas vezes esperou mais de dez minutos para conseguir atravessar a rodovia. “É sempre complicado pra atravessar. Os carros andam em alta velocidade e não há lombada, radar ou qualquer outro redutor de velocidade. Tinha que sinalizar melhor, colocar faixa de segurança e ligar o semáforo”, reclama.
Avaliação
A assessoria de imprensa da prefeitura de Colombo informou que o semáforo do entroncamento da Estrada da Ribeira com a Rua Genésio Moreschi está desligado porque o projeto para construção de binário no local, idealizado pela administração anterior, nunca saiu do papel. Ainda segundo a prefeitura, a Secretária de Obras já iniciou estudo para avaliar a implementação do binário e o funcionamento do semáforo.