O secretário do Meio Ambiente de Curitiba, José Antônio Andreguetto, esteve ontem na câmara municipal para explicar aos vereadores as ações que estão sendo desenvolvidas para tentar resolver o problema do aterro da Caximba, que já está com sua vida útil expirando.

continua após a publicidade

Durante a sessão, o secretário respondeu perguntas dos vereadores, juntamente com a secretária executiva do Consórcio Intermunicipal para Gestão dos Resíduos Urbanos, Marilza de Oliveira Dias.

Nesta semana, será finalizada a primeira etapa da licitação que deverá escolher essa empresa. Também deve sair ainda esta semana a licença prévia de instalação do empreendimento, que está sendo coordenada pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

Três municípios disputam a licença prévia: Curitiba, Fazenda Rio Grande e Mandirituba. Até agora, pelo menos 22 empresas concorrem à licitação, com seis propostas já classificadas pelo consórcio.

continua após a publicidade

Prazo

Termina hoje o prazo para que os grandes geradores – como shoppings e supermercados, por exemplo – deixem de despejar seus resíduos no aterro da Caximba. Segundo a secretaria do Meio Ambiente, haverá fiscalização no local para evitar que os caminhões entrem no lixão.

continua após a publicidade