Sem chuvas

Seca no Paraná traz alerta para risco “muito alto” de incêndios florestais

Foto: Lineu Filho / arquivo Tribuna do Paraná.

Todas as regiões do Paraná estão em risco “muito alto” na escala de incêndios florestais. Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o alerta, que começou na quarta-feira (06) e era de 24 horas, deverá ser estendido até o início da próxima semana.

O Simepar informou que o risco vale para as regiões de Norte a Sul do Estado e só deve ser revisto com a chegada das chuvas, previstas para a próxima semana.

+ Leia mais: Mega? Que nada! Nota Paraná deixa paranaense milionário!

Lizandro Jacóbsen, meteorologista do Simepar, explica que os próximos dias devem ser secos. A umidade relativa do ar também está baixa e, por isso, o cuidado com relação ao risco de queimadas deve ser redobrado.

Lizandro revela que o período de seca no Paraná ocorre por conta do chamado “bloqueio atmosférico”, que impede a entrada de frentes frias no sul do Brasil.

Índices

Algumas regiões do Paraná, de acordo com o Simepar, estão com índices de umidade em torno dos 30%, quando o ideal para a saúde é ter índices entre 50% e 80%. Os cálculos são da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Vale destacar que a umidade baixa do ar também traz riscos para a saúde. A dica é se hidratar durante os próximos dias.

Viola é assaltada
Mania de Você

Viola é assaltada

Clarisse teme que Maristela prejudique Beatriz
Garota do Momento

Clarisse teme que Maristela prejudique Beatriz

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna