Os paranaenses que pretendem viajar para Santa Catarina de ônibus vão precisar adiar a viagem. O governo catarinense suspendeu o transporte coletivo urbano municipal, intermunicipal e também interestadual de passageiros por conta da pandemia do novo coronavírus. A informação foi feita nesta terça-feira (17), quando o estado decretou situação de emergência, proibindo também o funcionamento do comércio, academias e restaurantes.
LEIA TAMBÉM – Infectologista tira todas suas dúvidas sobre o coronavírus. Veja!
A decisões foram tomadas após o primeiro registro de transmissão comunitária do coronavírus em Santa Catarina. O decreto emitido nesta terça-feira ressalta que serviços essenciais como farmácias, supermercados, unidades de saúde, postos de combustível e distribuidoras de gás e água vão permanecer abertos.
O governo catarinense também suspendeu atividades e serviços privados não essenciais, como academias, shoppings centers, restaurantes e comércio em geral, a entrada de novos hóspedes no setor hoteleiro e eventos e reuniões de qualquer natureza por 30 dias.
Segundo o governo de Santa Catarina, as medidas serão reavaliadas após sete dias para verificar a necessidade de se manter as restrições. As indústrias devem continuar operando, mas em capacidade mínima necessária nas regiões em que já se tenha sido identificado o contágio comunitário.
No Paraná
Na segunda-feira (16), o governo do Paraná suspendeu as aulas em todos os colégios do estado a partir da próxima sexta-feira (20). A decisão foi anunciada pelo governador Ratinho Júnior durante entrevista coletiva no Palácio Iguaçu. Ficam suspensas também as visitas a teatros, cinemas, bibliotecas, museus e outros eventos artísticos e culturais por tempo indeterminado.
O decreto emitido pelo Paraná também cancelou visitas a hospitais, penitenciárias e centro de socieducação, por tempo indeterminado. Tanto eventos públicos como particulares, de qualquer natureza, também serão suspensos caso haja público maior que 50 pessoas.
Como prevenir a contaminação por coronavírus
- Lavar as mãos com frequência/ ou utilizar álcool 70%, principalmente antes de consumir algum alimento;
- Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
- Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
- Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca, higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
- Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
- Manter ambientes bem ventilados, evitar contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença;
- Evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações;
- Pessoas com sintomas de infecção respiratória aguda devem praticar etiqueta respiratória (cobrir a boca e nariz ao tossir e espirrar, preferencialmente com lenços descartáveis, e depois lavar as mãos).
Baixe o guia de prevenção para compartilhar!
Imprima esse guia em PDF com informações sobre a prevenção do Coronavírus e outras doenças respiratórias virais: