Com os reservatórios que abastecem Curitiba e Região com nível médio de 68%, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) informou que vai amenizar o rodízio de água que afeta moradores por mais de um ano. A partir de segunda-feira (15), o rodízio no abastecimento em Curitiba e região passa a ser no formato de 60 horas com água para 36 horas sem água.
Para isso, a Sanepar informou que irá dividir Curitiba em quatro grupos. Ou seja, enquanto 25% dos moradores ficam sem água, outros 75%, ou 3/4 seguem com o abastecimento completo. A mudança no esquema de rodízio em novembro chegou a ser discutida, mas ainda dependia das chuvas. A tabela ainda será divulgada no site da Sanepar.
+Leia também Tabela do rodízio de água em Curitiba e RMC é divulgada pela Sanepar; veja como fica
“Estamos trabalhando pro termino do rodízio, bem como pedindo a colaboração da população, mas tão logo cheguemos a 80% de reservação do Sistema Integrado de Curitiba, suspenderemos o rodízio. Pode ser que nesse intervalo haja alguma modificação positiva, mas, de forma pontual, por curto período”, disse Claudio Stabile, presidente da Sanepar.
A companhia informou ainda que a mudança foi possível por causa de um grupo de fatores, começando pelo nível dos reservatórios, que chegaram a 68%, seguido do clima chuvoso, economia da população e do trabalho da imprensa na divulgação de alertas para a população ao longo destes últimos meses.
+Leia mais! Chuvas dão alívio nos reservatórios que abastecem Curitiba, mas e o rodízio? Sanepar responde!
+Viu essa? Cobrança de tarifa mínima de água no Paraná pode acabar em 2022
E a barragem do Miringuava?
A diretora de Investimentos da Sanepar, Leura Conte de Oliveira, informou que as obras da Barragem do Miringuava estão suspensas devido à alta umidade do último mês, que praticamente inviabilizou qualquer avanço na construção. Ela explicou que o índice de umidade do solo precisa estar muito baixo nesta fase de construção do maciço, seguindo as regras de segurança de barragens. A expectativa é que a obra seja retomada em março, quando se encerra o período chuvoso.