Chuvarada!

Sanepar confirma fim do rodízio em Curitiba e região após 22 meses de restrições

Barragem do Passaúna estava com 64% nesta terça-feira. A média do sistema é de 81,17%.
Barragem do Passaúna estava com 64% nesta terça-feira. A média do sistema é de 81,17%. Foto: Átila Alberti/Tribuna do Paraná.

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) confirmou na manhã desta quarta-feira (19) que está fazendo ajustes no sistema para pôr fim ao racionamento de água em Curitiba e Região Metropolitana (RMC). O diretor-geral da Sanepar, Claudio Stabile, explicou que até sexta-feira (21), a partir das 16h, todo o sistema passa a ter abastecimento completo.

“O índice dos reservatórios chegou a 80% e a Sanepar fará os ajustes técnicos que preparam a rede de distribuição para o retorno à normalidade. A população será avisada com antecedência, como ocorreu em todos os processos de alteração do modelo de rodízio”, afirmou a Sanepar.

+Viu essa? Com alta de casos da ômicron, 17 mil paranaenses correm atrás da 1ª dose da vacina em janeiro

O abastecimento de água voltará ao normal após 19 meses do rodízio. O racionamento foi implantando em março de 2020 diante da crise hídrica causada pela pior estiagem no Paraná em 91 anos. Nesse período, o racionamento foi suspenso apenas em dois períodos curtos, para as festas de fim de ano em 2020 e 2021.

As quatro barragens que abastecem a capital e RMC alcançaram nesta quarta o volume de 80% de armazenamento de água, volume buscado pela Sanepar para que o abastecimento voltasse ao normal. Na manhã desta quarta, o sistema operava com capacidade de 80,34%. Há dois anos, desde janeiro de 2020, as quatro represas não operavam com esse volume.

As chuvas dos últimos dias já havia permitido uma flexibilização no rodízio. Segunda-feira (17), a Sanepar substituiu o sistema de 60 horas com fornecimento por 36 horas sem água nos bairros pelo formato de 84 horas com fornecimento por 36 horas sem água. Ou seja, a população já havia ganhado um dia a mais de fornecimento de água na tabela do racionamento.

+Leia mais! Surto de virose em Guaratuba é revelado após análise do Lacen. Saiba o que foi!

Mesmo com a elevação das barragens que permitirá o fim do racionamento, a Sanepar mantém a orientação para que a população não desperdice água. Para isso, segue em vigência o plano Meta 20% para que cada paranaense alcance a redução de 20% no consumo de água.

Leidi chantageia Isis
Mania de Você

Leidi chantageia Isis

Marcelo Gouveia apoia Quinota
Rancho Fundo

Marcelo Gouveia apoia Quinota

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna