O Centro Cívico terá ruas interditadas para veículos na próxima quinta-feira (7), em razão do Desfile de 7 de Setembro. O perímetro bloqueado abrangerá o entorno da Avenida Cândido de Abreu, local de realização da solenidade, das 23h de quarta-feira (6) até as 13h de quinta (7).
- Confira o que abre e fecha no feriado de 7 de setembro em Curitiba
- Vai viajar no feriadão? Confira os horários de pico nas estradas do Paraná!
Já o bloqueio na própria Avenida Cândido de Abreu prossegue até as 15h, para dispersão dos participantes. Agentes da Superintendência de Trânsito (Setran) estarão no local para fazer a orientação aos motoristas, a partir das 7h. Os trabalhos do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) iniciam no final da noite anterior ao desfile.
Os bloqueios incluem diversas ruas de acesso à Cândido de Abreu, em trechos a partir da Eurípedes Garcez do Nascimento, Manoel Eufrásio, Rocha Pombo, Presidente Carlos Cavalcanti e Barão de Antonina.
Da mesma forma, ocorrerão interdições a partir da Rua Mateus Leme, nas ruas Lysimaco Ferreira da Costa e Deputado Mario de Barros, por exemplo.
Confira o mapa com as ruas que serão bloqueadas:
Expectativa de público
Um público formado por cerca de 40 mil pessoas é esperado no desfile desta quinta-feira. O desfile começa às 9h, por grupamentos cívicos, com a participação da Liga da Defesa Nacional, grupos de escoteiros, de cinco escolas municipais e 13 colégios estaduais, além de entidades civis, sociais e culturais e clubes de serviço. Neste ano, a participação de alunos da rede pública estadual, incluindo as bandas de estudantes, comemora os 70 anos da Secretaria de Estado da Educação, criada em 1947.
A partir das 10h, as Forças de Segurança do Estado iniciam seu desfile, com a participação de militares da Marinha, Exército, Força Aérea, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Guarda Municipal.
Alunos do Colégio Militar de Curitiba, do Colégio da Polícia Militar do Paraná, cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras, da Academia Militar do Guatupê e dos Núcleos de Preparação de Oficiais da Reserva também desfilam. A marcha é encerrada com a frota motorizada de viaturas civis e militares e com as cavalarias da Polícia Militar do Paraná e do Colégio Militar de Curitiba.