Cuide-se!

Saiba o que fazer pra se proteger do frio e não ficar doente com a mudança de tempo

Foto: Pixabay

A mudança brusca do tempo, com grande variação de temperatura, pode prejudicar (e muito) nossa saúde, principalmente se a mudança for do tempo quente para a temperatura muito fria, exatamente como aconteceu nesta explica, conforme explica a médica otorrinolaringologista do Hospital Nossa Senhora das Graças Jemima Hirata.

“Temos mecanismos de defesa em nosso organismo e na temperatura baixa eles não funcionam muito bem. Isso acontece por que o muco, que contém anticorpos e que filtra o ar que a gente inala, diminui com o frio. Assim, os vírus, o pó e a sujeira têm mais contato com a mucosa,  tendo um maior tempo de contato para causar uma infecção ou alergia” diz.

Segundo a médica, para evitar gripes, resfriados e crises de sinusite, rinite, asma ou outras alergias, o ideal é não deixar os ambientes totalmente fechados e sem ventilação, colocar uma tolha ou vasilha com água onde o aquecedor fica ligado, ingerir mais líquido e alimentos frescos, tomar sol sempre que possível, e aquecer o corpo, evitando choques térmicos.

Vidas em risco

O que é apenas um desconforto para uns, para outros, pode representar risco, à saúde e à vida. Pensando nisso, para proteger as pessoas em situação de rua, a Fundação de Ação Social de Curitiba (FAS) intensificou o serviço de busca ativa em toda a cidade, uma ação que oferta acolhimento às pessoas em perigo. Segundo a prefeitura, entre as 19h de ontem (17) e às 7h de hoje a FAS fez 88 abordagens a pessoas em situação de rua em Curitiba. Destas, 45 pessoas aceitaram o acolhimento.

Segundo a FAS, a ação emergencial é feita das 19h às 23h sempre que a temperatura chega à mínima de 7 graus. Nos demais horários, os serviços de busca ativa e abordagem social seguem o cronograma de rotina das equipes da assistência social.

E a população também pode ajudar. Para informar os locais onde há pessoas precisando de abrigo, basta ligar para o número 156, o canal de comunicação da prefeitura com a população.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna