Rua sem iluminação preocupa moradores

A falta de iluminação na Rua Santa Cruz, no bairro Cachoeira, em São José dos Pinhais, está deixando a população preocupada com a segurança do local. Segundo os moradores, diariamente crianças, estudantes e idosos precisam caminhar por um trecho de aproximadamente 250 metros quase que na penumbra. Os moradores contam que a situação favorece a ação de criminosos.

O auxiliar de almoxarife, Leonço Pereira dos Santos, conta que a população protocolou pelo menos três solicitações para que a prefeitura de São José dos Pinhais providenciasse uma nova iluminação no local. Ele conta que os moradores chegaram a colher assinaturas para pressionar a administração municipal a solucionar o problema.

A prefeitura de São José dos Pinhais informou, através da assessoria de imprensa, que tem recebido pedidos de serviços similares ao da Rua Santa Cruz e, por conta disso, deve publicar no final do mês um edital para licitar a contratação de uma empresa que deverá se encarregar dos serviços de iluminação no município.

No entanto, enquanto isso, a população teme que possam ocorrer incidentes contra a integridade dos moradores. “A partir das sete horas da noite, escurece e a população fica a mercê do perigo”, afirma Santos. Ele relata que é comum ocorrerem assaltos. “Os marginais ficam escondidos na escuridão e assaltam quem passa por aqui sem constrangimentos”, afirma.

A dona de casa Maria Izete de Paula, 60 anos, conta que eventualmente precisa levar a mãe de 85 anos no posto de saúde, que fica há 300 metros de onde mora. “Nós precisamos sair de casa às 5h para poder conseguir uma consulta no posto. Por isso, quando a gente passa por aqui ainda está muito escuro”, conta.

Já o pedreiro Sebastião Santos Belaguarda conta que já houve casos em que sua esposa e uma de suas três filhas foram abordadas no local por elementos desconhecidos do restante dos moradores. “Se minha esposa não é ligeira, poderiam ter machucado ela e a minha filha de 13 anos”, conta.

Além dos assaltos, o local também é usado como cemitério de carcaças de carros roubados. Em um dos terrenos na mesma rua, há valas resultantes da extração de terra cercadas pela vegetação, o que também propicia um esconderijo perfeito para desmanches de veículos.

A prefeitura também informou que o setor de urbanismo vem realizando um levantamento para mapear a real situação da iluminação pública do município. De acordo com a assessoria do órgão, a prefeitura não deve efetivar reparos ou instalações isoladas para não privilegiar determinada comunidade e evitar polêmicas. Quanto à segurança, a orientação da prefeitura é de que a população acione a Polícia Militar, já que considera a segurança como incumbência do governo do Estado.