Moradores da Rua Alto Paraná, no bairro Emiliano Perneta (antiga Vila União), em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, reclamam da falta de asfalto na via, o que traz muitos transtornos, especialmente o pó.

continua após a publicidade

O tráfego intenso no local deixa uma nuvem de poeira muito grande, que atrapalha motoristas e pedestres. O pó também invade as casas e causa problemas respiratórios.

Freqüentemente, um caminhão da Prefeitura de Pinhais joga água na rua, para amenizar o problema. No entanto, isso não é suficiente, segundo a moradora Azeli Valença Soares.

“Molham, mas daqui a pouco está seco de novo. E na semana passada não molharam. A situação aqui é horrível. O movimento de caminhões é intenso”, relata.

continua após a publicidade

Soares afirma que outras ruas da região estão sendo asfaltadas, mas são vias que não possuem um movimento intenso. “Seria ideal que a Rua Alto Paraná fosse asfaltada primeiro. Nela tem restaurante, residências e comércio, e até creche do município.” De acordo com os moradores, as janelas que ficam para a rua precisam ficar fechadas o dia inteiro, para evitar que muito pó entre nas residências.

Lavar roupas todos os dias é algo que os moradores não fazem. Somente nos finais de semana, quando a nuvem de pó é menor. A limpeza das casas precisa ser realizada quase que diariamente. “Limpo a casa de manhã e de tarde está suja. Não dá nem gosto de fazer, nem de entrar em casa”, afirma a moradora Rosa Aparecida Carsoso de Sá.

continua após a publicidade

O secretário municipal de Infra-estrutura Urbana e Ambiental, Jandir Antônio Nogueira, explica que as ruas do bairro Emiliano Perneta estão sendo asfaltadas e que a Rua Alto Paraná está dentro do projeto.

Em breve, essa rua será preparada para receber a pavimentação. As obras devem ser concluídas em até 40 dias. Enquanto isso, dois caminhões percorrem diariamente as ruas do bairro jogando água para amenizar o problema.