Divórcio consensual, interdição, curatela, reconhecimento de paternidade e até exame de DNA. Esses são alguns dos serviços oferecidos pela “Justiça no Bairro”, ação do Poder Judiciário com a Prefeitura de Curitiba e o Sistema Fecomércio Sest Senac (PR), que acontece neste sábado (02), na Rua da Cidadania, bairro Pinheirinho.
A ação, que acontece até as 17h, tem o objetivo de prestar atendimento jurídico à população e favorecer a conciliação por meio de audiências prévias de resolução rápida. Além disso, a emissão dos dos documentos – com exceção do exame de DNA – é feita na hora, gratuitamente.
Cerca de 300 pessoas já passaram pela Rua da Cidadania nesta manhã. A cobradora de ônibus Marilza da Silveira, compareceu à “Justiça no Bairro” para oficializar o divórcio. “Escolhi vir aqui porque é mais prático e sem custo. Estamos há dois anos nesse processo e de hoje não passa”, disse.
Enquanto alguns casamentos terminam, outros podem nascer por meio da ação. Entre os serviços mais solicitados estão as inscrições para o Casamento Coletivo, que acontece 23 de março de 2018, na Arena da Baixada. De acordo com a desembargadora Joeci Camargo, organizadora do projeto, esta é a oportunidade ideal para quem está para “juntar as escovas de dente”. “Estamos em dezembro e o casamento é em março. A partir de janeiro já começam os preparativos para a festa, então quem quer participar e marcar a data com uma festa inesquecível, não pode perder essa oportunidade”, ressaltou.