Um acidente gravíssimo na Rodovia da Uva (PR-417), em Colombo, região metropolitana de Curitiba, chamou a atenção no último fim de semana pela dinâmica da ocorrência. No início da tarde do domingo (6), um Passat vermelho modelo antigo acabou literalmente “abraçando um poste” com a força do impacto da batida. O acidente matou o passageiro e deixou o motorista em estado grave. Nos comentários registrados nas redes sociais da Tribuna, moradores da região reclamam que após reformas na PR-417, a via se tornou uma “pista de corrida”, com motoristas desrespeitando a sinalização e os semáforos. Os pedidos eram por mais fiscalização.
“Todo dia tem racha, essa semana foram três acidentes gravíssimos, eles não respeitam nem o sinal. Já quase nos bateram perto de um supermercado. Precisamos com urgência de câmeras nos sinaleiros, bem como radares”, reclamou outro morador da cidade.
+Viu essa? “Não foi intenção ofender o credo de ninguém”, diz Freitas sobre manifestação
Outro postagem indignada nas redes sociais da Tribuna dizia “esta rodovia virou pista de corrida, quando as autoridades irão se coçar e colocar radares ou redutores de velocidade? Está sempre acontecendo rachas na rodovia e muitos motoristas avançando sinal”.
Não é a primeira vez que a população reclama da falta de segurança no trânsito da Rodovia da Uva. No dia 5 de janeiro de 2021, moradores bloquearam a rodovia por aproximadamente uma hora, por conta de um protesto de vizinhos e familiares da pequena Yohana Gabrielly Fernandes Pereira, de 5 anos, que morreu após ser atropelada dias antes.
A morte da menina já completou um ano e a fiscalização parece não ter melhorado, já que, por exemplo, ainda não há radares fixos instalados e nem as câmeras nos semáforos solicitadas pela população.
Cadê da segurança na Rodovia da Uva?
Porém, logo após o acidente deste último domingo na Rodovia da Uva, o Batalhão de Polícia Rodoviária do Paraná (BPRv), responsável pela fiscalização das rodovias estaduais, se posicionou informando que “o policiamento na Rodovia da Uva, PR 417, em Colombo-PR, vem sendo intensificado com patrulhamento das equipes de serviço e operações com aparelho de radar portátil, visando a inibição de abuso de velocidade e infrações de trânsito e por conseguinte, a diminuição dos acidentes de trânsito”.
O BPRv ainda destacou que “no entanto, faz-se necessária a responsabilidade dos condutores em respeitar os limites de velocidade e as regras de trânsito vigentes”.
+Leia mais! De Paraíso até 666 – Novo Mundo: linhas de ônibus curiosas de Curitiba. Sabe o motivo?
E aí, DER?
Já o Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR), órgão responsável pela manutenção da via, prometeu radares. Em nota, o DER informa que já “começaram as atividades do novo Programa de Segurança Viária das Rodovias Estaduais (Proseg Paraná) do DER/PR, que vai avaliar e elaborar projetos para reforçar a sinalização e instalar dispositivos de segurança nos trechos que apresentarem necessidade, o que deverá reduzir o número de acidentes, bem como reduzir a gravidade dos que ainda acontecerem”.
Enquanto as mudanças não ocorrem, assim como o BPRv, o órgão reforçou “a importância de tanto pedestres quanto condutores seguirem todas as regras de trânsito, sempre se portando com cautela e prudência nas rodovias”.