As fortes chuvas que caíram na semana passada em Curitiba agravaram um problema que os moradores da Rua Alberto Potier, no bairro Boa Vista, enfrentam há alguns anos, o perigo de acidentes no trecho em que a rua é interrompida por um rio. Isso porque o acúmulo de chuva fez com que parte da rua desbarrancasse, levando junto a sinalização que alertava que a rua não tinha continuidade nesse ponto, no que seria o cruzamento com a Rua Vicente Ciccarino.
Com a queda da sinalização fixa, a prefeitura colocou no local, de maneira emergencial, barreiras plásticas que alertam para a impossibilidade de seguir em frente neste trecho da rua. Mas, diante da precariedade desse tipo de sinalização, os moradores pedem uma solução definitiva para o problema. Outra cobrança é em relação ao estado de conservação do asfalto, que está bem degradado em vários pontos.
LEIA TAMBÉM:
>> Vídeo! Batida forte faz carro do Google tombar em acidente no Paraná
>> Novos despejos? Movimentação em terrenos preocupa moradores da Vila Domitila; entenda
Moradora da região há um ano e quatro meses, Lilian Korm Mota, 80 anos, explica que a prefeitura já atendeu a parte dos pedidos da vizinhança, mas que ainda tem muita coisa para melhorar na região.
“O rio está desbarrancando e com isso a água não flui, é muita água parada. Temos muitas dificuldades com borrachudos e pernilongos aqui. Solicitei várias vezes à prefeitura que fizesse a limpeza do rio e ela realmente atendeu, veio e limpou o local. Mas infelizmente o pessoal não colabora e joga muito lio no rio”, conta.
Ela também alerta para o perigo que o desabamento de parte da rua representa para os motoristas que transitam pela rua. “O que aconteceu agora é que desbarrancou, com a quantidade de chuvas que tivemos, e estamos reivindicando junto á prefeitura que tome providências. Ali termina a rua, é uma rua sem saída, que desbarrancou com a chuva. Eles colocaram um alerta para ninguém cair no rio, mas ainda está muito perigoso”, complementa.
Alguns vizinhos dela já contaram que viram carros caírem no rio no local, mesmo quando a sinalização fixa estava inteira.
Outro ponto que a moradora acredita que possa ser melhorado é a conservação do pavimento das ruas e calçadas, já que a falta de conservação atrapalha bastante a mobilidade especialmente dos idosos como ela. A passarela para pedestres que passa sobre o rio também apresenta desgastes.
“Eu tive um problema na perna faz quatro anos, saí da minha casa e vim morar aqui no prédio para ter uma comodidade, mas o asfalto faz muita falta. Para nós seria muito útil um asfalto porque esse que está aí não adianta muito, está todo remendado”, afirma.
Procurada, a prefeitura de Curitiba afirmou em nota que o local receberá melhorias para proporcionar mais segurança aos moradores.
“A Secretaria Municipal de obras Públicas informa que a referida contenção já está em programação para atendimento. No local, será feita a análise sobre a técnica mais adequada a ser empregada. O mesmo vale para a passarela e a condição do pavimento das vias. O órgão também solicita que os moradores usem sempre o serviço 156 para detalhar suas demandas à Prefeitura”, afirma a nota.