De cara nova

Revitalização transforma fachada do Viaduto do Capanema, em Curitiba. Veja como ficou!

viaduto do capanema
Viaduto do Capanema, próximo a Rodoviária de Curitiba. Foto: Aniele Nascimento / arquivo Gazeta do Povo.

A Prefeitura de Curitiba avança em nova etapa da revitalização da região do entorno da Rodoferroviária, desta vez com a pintura do Viaduto do Capanema, no Jardim Botânico. Após amplo serviço de limpeza, a estrutura está recebendo nova pintura antipichação em toda sua área de 11.500 m², que alcança o viaduto de uma ponta à outra.

Os motoristas que passam no entorno da Avenida Presidente Affonso Camargo precisam redobrar a atenção à sinalização e reduzir a velocidade. Os trechos onde a pintura acontece têm interdição parcial e temporária da faixa viária.

LEIA TAMBÉM:

>> Passageiro é expulso de avião em Curitiba por se recusar a usar máscara na aeronave

O Viaduto do Capanema está sendo preparado para abrigar o futuro Complexo de Segurança Alimentar Capanema, que será formado pelo 35º Armazém da Família da cidade e pelo Espaço Social Capanema, onde serão atendidas com alimentação saudável pessoas em situação de risco, a partir do programa Mesa Solidária.

Os dois equipamentos estão em fase de implantação sob o viaduto na Avenida Doutor Dário Lopes dos Santos. O local também servirá como espaço de educação para a população em risco social e capacitação das entidades parceiras do Mesa Solidária.

No lado oposto, o da Avenida Presidente Affonso Camargo, já funciona o Restaurante Popular Capanema, que oferece 500 refeições por dia ao preço de R$ 3 (cada).

Pintura

Iniciada na segunda quinzena de outubro, após ampla limpeza do local, a pintura do viaduto abrange os pilares de sustentação, parte superior e inferior da laje, dos guarda-corpos de pedestres e os arcos decorativos das laterais. Os serviços são coordenados pelo Departamento de Edificações da Secretaria Municipal de Obras Públicas

“A região está recebendo uma série de intervenções para garantir melhor acessibilidade e a instalação de novos equipamentos públicos que vão ampliar as estruturas de atendimento à população menos favorecida”, diz o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues.

A pintura está sendo feita com duas camadas de tinta látex acrílico e aplicação de verniz antipichação. “A camada em verniz também reduz a impregnação de fuligem e oferece maior proteção da pintura contra as intempéries, aumentando a sua durabilidade”, explica Rodrigues.

As cores usadas são as mesmas de antes: amarela, vermelha, azul e verde, conforme projeto elaborado pelo Ippuc.

Antes de receber a nova pintura a estrutura passou por uma ampla limpeza da laje e dos pilares da parte inferior do viaduto. Um caminhão especial, com jatos pressurizados de água, foi usado para a remoção da sujeira. Também já via sido executado sob a coordenação do Departamento de Edificações da Secretaria Municipal de Obras Públicas a substituição de duas juntas de dilatação do viaduto – divisão entre duas peças da estrutura que mantém a elasticidade do piso.

Foi realizado ainda um serviço de impermeabilização das marquises da estrutura onde está instalado o Restaurante Popular, na Avenida Presidente Affonso Camargo.

Complexo Alimentar

O novo Armazém da Família e Espaço Social terão 661,66 m² e estão recebendo o investimento de R$ 1.728.810,14. A previsão é que o Espaço Social do complexo do Capanema receba, diariamente, cerca de 500 pessoas, que terão acesso a café da manhã, almoço e jantar.

Moema tenta convencer Rudá a ficar no Brasil
Mania de Você

Moema tenta convencer Rudá a ficar no Brasil

Clarice sente dor de cabeça
Garota do Momento

Clarice sente dor de cabeça

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna